

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 76, p. 132 - 156, out. - dez. 2016
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Esse povoado durou de 1893 a 1897, tendo nos anos de 1896 e
1897 sua fase mais difícil, devido às inúmeras invasões realizadas pelo
exército republicano. A principal acusação sofrida pelo povoado de Ca-
nudos era a de possuir um ideal monarquista. Como já dito, o Brasil era
república havia apenas 4 anos, tornando qualquer discurso contrário a
esse regime um grande perigo, sendo caracterizado como crime político.
A República decorreu de uma manobra realizada pelas grandes oli-
garquias. Canudos nada mais era do que um povoado que enfrentava a
grande concentração de terra existente no nordeste, chegando a acolher
mais de trinta mil habitantes com cerca de cinco mil casas. Em um mo-
mento do país em que os grandes proprietários de terra ditavam as regras
das relações de trabalho, Canudos aparecia como uma opção a essa forma
de dominação, gerando uma insatisfação enorme por parte dessa elite.
Como já dito, o movimento liderado por Antônio Conselheiro co-
meçou nos anos 1870, antes da república. Seu principal ideal era o de jus-
tiça social, totalmente contrário às práticas impostas pela política dos co-
ronéis. No entanto, é incontroverso o seu caráter religioso, em que todos
os camponeses envolvidos acreditavam na mística da chegada do século
XX. Ocorre que antes desse momento religioso proclamou-se a república.
Este novo regime trouxe forte amparo a todas as injustiças sociais presen-
tes no país. Segundo JOSÉ DE SOUZA MARTINS: “
Para os seguidores do
Conselheiro, a monarquia era
simplesmente o oposto da república, era a
Lei de Deus, a ordem social do bem
11
”.
Frustraram-se todos os adeptos de Canudos, quando diante da
espera de um novo século repleto de justiça social, a República ratificou
as desigualdades através dos senhores da terra. Conselheiro e todos os
camponeses que estavam em Canudos eram monarquistas sim, mas por
ser esta a única opção de luta contra as desigualdades impostas pela re-
pública. Antônio Conselheiro via na república uma vingança dos senhores
de escravo contra a monarquia, que teve em seu último ato a abolição. O
fim do escravagismo era visto para os seguidores de Canudos como um
momento marcado por Deus na virada do século, para a libertação deste
povo tão sofrido
12
.
Canudos era um lugar em que todos os camponeses poderiam so-
nhar com o fim da dominação exercida pelos coronéis. Após o movimento
negro dos Quilombos, Canudos representou um grande momento de luta
pela terra. Independentemente de seu caráter religioso ou político, não
11 MARTINS, José de Souza. Ob. Cit, p. 52.
12 MACIEL, Antonio Vicente Mendes.
"
Sobre a República", Ob. Cit.
In
JOSE DE SOUZA MARTINS, Ob. Cit, p. 53.