Background Image
Previous Page  54 / 308 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 54 / 308 Next Page
Page Background

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 39 - 62, Janeiro/Abril 2018

54

na sociedade

53

. Em decisão unânime articulada pelo novo

Chief Justice

,

Earl Warren, nomeado por Eisenhower, a Corte considerou que “havia

uma intrínseca desigualdade na imposição de escolas separadas para ne-

gros e brancos” (

“separate educational facilities are inherently unequal”

),

em violação à 14

a

Emenda à Constituição americana, que impõe a igual-

dade perante a lei. A decisão enfatizou a importância da educação nas

sociedades modernas e afirmou que a segregação trazia para as crianças

negras “um sentimento de inferioridade quanto ao seu

status

na comu-

nidade”. E, baseando-se em estudos de ciências sociais, concluiu que a

segregação trazia significativas desvantagens psicológicas e sociais para as

crianças negras

54

. O caráter iluminista do julgado se manifestou na supe-

ração do senso comum majoritário – que escondia o preconceito por trás

da doutrina do “separados, mas iguais”

55

– e na consequente mudança de

paradigma em matéria racial, tendo funcionado como um catalisador do

moderno movimento pelos direitos civis

56

. As reações do

status quo

vie-

ram de formas diversas: resistência ao cumprimento da decisão

57

, a crítica

política – a Corte teria agido como “uma terceira câmara legislativa”

58

e

53 A decisão envolveu a declaração de inconstitucionalidade de diversas leis e, nesse sentido, ela tem uma dimensão con-

tramajoritária ou, mais propriamente, contra legislativa. Ademais, há autores que consideram que em meados da década de

50, já fosse majoritária na sociedade americana a posição contrária à segregação racial nas escolas. V. Corinna Barret Lain,

Upside-down Judicial Review.

The Georgetown Law Journal 101:

113, 2012, p. 121-22, com remissão a Michael J. Klarman,

Cass R. Sunstein e Jack Balkin. Isso faria com que

Brown

fosse uma decisão

representativa

, na categorização proposta neste

trabalho. O argumento é questionável, sendo certo que, à época, leis de 17 estados previam a segregação racial, enquanto

16 a proibiam. Além disso, em primeiro grau de jurisdição, os autores das cinco ações foram derrotados. Em apelação, o

Tribunal de Delaware assegurou o direito de 11 crianças frequentarem escolas juntamente com brancos. E o de Kansas

reconheceu que a segregação produzia consequências negativas para as crianças negras. V.

Jesse Greespan,

10 Things You

Should Know About Brown v. Board of Education

, May 16, 2014, in

H

istory

.

com

,

disponível em

http://www.history.com/

news/10-things-you-should-know-about-brown-v-board-of-education. Seja como for, mesmo que a posição fosse de fato

majoritária, ela não tinha como superar o bloqueio dos Senadores do sul a qualquer legislação federal nesse sentido. Gor-

don Silverstein,

Law’s Allure:

how law shapes, constrains, saves, and kills politics, 2009, p. 270-1.

54 Na nota de rodapé n. 11, a decisão cita os seguintes estudos:

K.B. Clark, Effect of Prejudice and Discrimination on Personal-

ity Development (Mid-century White House Conference on Children and Youth, 1950); Witmer and Kotinsky, Personality in the Making

(1952), c. VI; Deutscher and Chein, The Psychological Effects of Enforced Segregation A Survey of Social Science Opinion, 26 J.Psychol.

259 (1948); Chein, What are the Psychological Effects of Segregation Under Conditions of Equal Facilities?, 3 Int.J.Opinion and Attitude

Res. 229 (1949); Brameld, Educational Costs, in Discrimination and National Welfare (MacIver, ed., 1949), 44-48; Frazier, The Negro

in the United States (1949), 674-681. And see generally Myrdal, An American Dilemma (1944).

55 Plessy v. Ferguson, 163 US 537 (1896).

56 V. Brown v. Board of Education,

Leadership Conference on Civil and Human Rights

: “The

Brown

case served as a catalyst for

the modern civil rights movement, inspiring education reform everywhere and forming the legal means of challenging

segregation in all areas of society”. In

http://www.civilrights.org/education/brown/?

, acesso em 17 jan. 2017.

57 A decisão não explicitou o modo como seria executada para por fim à segregação racial nas escolas públicas. No ano

seguinte, em um julgamento conhecido como Brown II (Brown v. Board of Education 349 U.S. 294 (1955), a Suprema

Corte delegou às cortes distritais a missão de dar cumprimento à decisão da Suprema Corte, cunhando a expressão que se

tornaria célebre (e problemática): “com toda a velocidade recomendável” (

“with all deliberate speed”

.

Deliberate

também pode

ser traduzido para o português como cautelosa.

58 Learned Hand, The Bill of Rights (Atheneum 1977), 1958, p. 55. V. tb. Michael Klarman,

The Supreme Court , 2012 Term

- Comment: Windsor and Brown: Marriage Equality and Racial Equality

, 127 Harv. L. Rev. 127, 143 (2013).