

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 39 - 62, Janeiro/Abril 2018
54
na sociedade
53
. Em decisão unânime articulada pelo novo
Chief Justice
,
Earl Warren, nomeado por Eisenhower, a Corte considerou que “havia
uma intrínseca desigualdade na imposição de escolas separadas para ne-
gros e brancos” (
“separate educational facilities are inherently unequal”
),
em violação à 14
a
Emenda à Constituição americana, que impõe a igual-
dade perante a lei. A decisão enfatizou a importância da educação nas
sociedades modernas e afirmou que a segregação trazia para as crianças
negras “um sentimento de inferioridade quanto ao seu
status
na comu-
nidade”. E, baseando-se em estudos de ciências sociais, concluiu que a
segregação trazia significativas desvantagens psicológicas e sociais para as
crianças negras
54
. O caráter iluminista do julgado se manifestou na supe-
ração do senso comum majoritário – que escondia o preconceito por trás
da doutrina do “separados, mas iguais”
55
– e na consequente mudança de
paradigma em matéria racial, tendo funcionado como um catalisador do
moderno movimento pelos direitos civis
56
. As reações do
status quo
vie-
ram de formas diversas: resistência ao cumprimento da decisão
57
, a crítica
política – a Corte teria agido como “uma terceira câmara legislativa”
58
e
53 A decisão envolveu a declaração de inconstitucionalidade de diversas leis e, nesse sentido, ela tem uma dimensão con-
tramajoritária ou, mais propriamente, contra legislativa. Ademais, há autores que consideram que em meados da década de
50, já fosse majoritária na sociedade americana a posição contrária à segregação racial nas escolas. V. Corinna Barret Lain,
Upside-down Judicial Review.
The Georgetown Law Journal 101:
113, 2012, p. 121-22, com remissão a Michael J. Klarman,
Cass R. Sunstein e Jack Balkin. Isso faria com que
Brown
fosse uma decisão
representativa
, na categorização proposta neste
trabalho. O argumento é questionável, sendo certo que, à época, leis de 17 estados previam a segregação racial, enquanto
16 a proibiam. Além disso, em primeiro grau de jurisdição, os autores das cinco ações foram derrotados. Em apelação, o
Tribunal de Delaware assegurou o direito de 11 crianças frequentarem escolas juntamente com brancos. E o de Kansas
reconheceu que a segregação produzia consequências negativas para as crianças negras. V.
Jesse Greespan,
10 Things You
Should Know About Brown v. Board of Education
, May 16, 2014, in
H
istory
.
com
,
disponível em
http://www.history.com/news/10-things-you-should-know-about-brown-v-board-of-education. Seja como for, mesmo que a posição fosse de fato
majoritária, ela não tinha como superar o bloqueio dos Senadores do sul a qualquer legislação federal nesse sentido. Gor-
don Silverstein,
Law’s Allure:
how law shapes, constrains, saves, and kills politics, 2009, p. 270-1.
54 Na nota de rodapé n. 11, a decisão cita os seguintes estudos:
K.B. Clark, Effect of Prejudice and Discrimination on Personal-
ity Development (Mid-century White House Conference on Children and Youth, 1950); Witmer and Kotinsky, Personality in the Making
(1952), c. VI; Deutscher and Chein, The Psychological Effects of Enforced Segregation A Survey of Social Science Opinion, 26 J.Psychol.
259 (1948); Chein, What are the Psychological Effects of Segregation Under Conditions of Equal Facilities?, 3 Int.J.Opinion and Attitude
Res. 229 (1949); Brameld, Educational Costs, in Discrimination and National Welfare (MacIver, ed., 1949), 44-48; Frazier, The Negro
in the United States (1949), 674-681. And see generally Myrdal, An American Dilemma (1944).
55 Plessy v. Ferguson, 163 US 537 (1896).
56 V. Brown v. Board of Education,
Leadership Conference on Civil and Human Rights
: “The
Brown
case served as a catalyst for
the modern civil rights movement, inspiring education reform everywhere and forming the legal means of challenging
segregation in all areas of society”. In
http://www.civilrights.org/education/brown/?, acesso em 17 jan. 2017.
57 A decisão não explicitou o modo como seria executada para por fim à segregação racial nas escolas públicas. No ano
seguinte, em um julgamento conhecido como Brown II (Brown v. Board of Education 349 U.S. 294 (1955), a Suprema
Corte delegou às cortes distritais a missão de dar cumprimento à decisão da Suprema Corte, cunhando a expressão que se
tornaria célebre (e problemática): “com toda a velocidade recomendável” (
“with all deliberate speed”
.
Deliberate
também pode
ser traduzido para o português como cautelosa.
58 Learned Hand, The Bill of Rights (Atheneum 1977), 1958, p. 55. V. tb. Michael Klarman,
The Supreme Court , 2012 Term
- Comment: Windsor and Brown: Marriage Equality and Racial Equality
, 127 Harv. L. Rev. 127, 143 (2013).