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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 146 - 154, Janeiro 2017

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realiza, por força da TERCEIRIZAÇÃO, em razão de sua especializa-

ção, seu trabalho insubstituível e indispensável a um determinado

projeto, capitaneado pela tomadora dos serviços terceirizados, a qual

se encarregará de juntar todas as peças do quebra-cabeças, fabrica-

das pelas diversas empresas terceirizadas, dando forma definitiva ao

projeto por ela estrategicamente idealizado, o qual será entregue aos

consumidores, atendendo aos imperativos do mercado.

Como exemplo bastante expressivo desta cooperação em rede

podemos citar a empresa líder do mercado de

smartphones

, a qual

hoje realiza apenas as etapas de

design

e desenvolvimento do pro-

duto. Quanto à fabricação dos insumos, como: as telas; câmeras; os

chassis; dispositivos de memória; a tecnologia de

fingerprint;

a tecno-

logia e os sensores

touch

, bem como o painel de exibição são todos

terceirizados. Além disso, as diversas etapas de montagem, manufa-

tura e distribuição dos aparelhos são igualmente terceirizadas.

Já as empresas líderes no mercado de aeronaves realizam dire-

tamente sua montagem. No entanto, contam com um total de 5.400

(cinco mil e quatrocentos) fornecedores, ao redor do mundo, os

quais lhes fornecem produtos, tais como: a asa, ponta e suporte da

asa, motores, rodas de pouso, estabilizador horizontal, porta de en-

trada dos passageiros, fuselagem central e dianteira.

As grandes empresas fabricantes de automóveis também não

ficam atrás. Elas hoje se limitam quase e tão somente a cuidar das

etapas de montagem do produto. Não é sem razão, pois que são

conhecidas apenas como montadoras. Tanto assim, que há, mundo

afora, um mercado diferenciado dos melhores fornecedores de cada

etapa do projeto, como: estrutura elétrica e eletrônica; volante; siste-

mas de áudio e transmissão; motor; controle de clima, etc, etc, etc.

Quanto às empresas de

contact centers

que se dedicam, por exem-

plo, à recuperação de ativos financeiros de suas contratantes ou tomado-

ras dos serviços terceirizados, podem focar seus esforços, inteiramente

no seu

core business

, não dispersando assim sua energia na atividade de

cobrança, geralmente tão diversa da atividade-fim de seu negócio.

A firma terceirizada especializada possui mais experiência na

escolha do perfil adequado dos profissionais que realizarão o ser-

viço, maximizando, desta maneira, o resultado, e minimizando os

problemas de reclamação dos clientes.