

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 146 - 154, Janeiro 2017
147
realiza, por força da TERCEIRIZAÇÃO, em razão de sua especializa-
ção, seu trabalho insubstituível e indispensável a um determinado
projeto, capitaneado pela tomadora dos serviços terceirizados, a qual
se encarregará de juntar todas as peças do quebra-cabeças, fabrica-
das pelas diversas empresas terceirizadas, dando forma definitiva ao
projeto por ela estrategicamente idealizado, o qual será entregue aos
consumidores, atendendo aos imperativos do mercado.
Como exemplo bastante expressivo desta cooperação em rede
podemos citar a empresa líder do mercado de
smartphones
, a qual
hoje realiza apenas as etapas de
design
e desenvolvimento do pro-
duto. Quanto à fabricação dos insumos, como: as telas; câmeras; os
chassis; dispositivos de memória; a tecnologia de
fingerprint;
a tecno-
logia e os sensores
touch
, bem como o painel de exibição são todos
terceirizados. Além disso, as diversas etapas de montagem, manufa-
tura e distribuição dos aparelhos são igualmente terceirizadas.
Já as empresas líderes no mercado de aeronaves realizam dire-
tamente sua montagem. No entanto, contam com um total de 5.400
(cinco mil e quatrocentos) fornecedores, ao redor do mundo, os
quais lhes fornecem produtos, tais como: a asa, ponta e suporte da
asa, motores, rodas de pouso, estabilizador horizontal, porta de en-
trada dos passageiros, fuselagem central e dianteira.
As grandes empresas fabricantes de automóveis também não
ficam atrás. Elas hoje se limitam quase e tão somente a cuidar das
etapas de montagem do produto. Não é sem razão, pois que são
conhecidas apenas como montadoras. Tanto assim, que há, mundo
afora, um mercado diferenciado dos melhores fornecedores de cada
etapa do projeto, como: estrutura elétrica e eletrônica; volante; siste-
mas de áudio e transmissão; motor; controle de clima, etc, etc, etc.
Quanto às empresas de
contact centers
que se dedicam, por exem-
plo, à recuperação de ativos financeiros de suas contratantes ou tomado-
ras dos serviços terceirizados, podem focar seus esforços, inteiramente
no seu
core business
, não dispersando assim sua energia na atividade de
cobrança, geralmente tão diversa da atividade-fim de seu negócio.
A firma terceirizada especializada possui mais experiência na
escolha do perfil adequado dos profissionais que realizarão o ser-
viço, maximizando, desta maneira, o resultado, e minimizando os
problemas de reclamação dos clientes.