

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 74, p. 98 - 107. 2016
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mercializadas indevidamente
5
. E a consulta aos sites de Giacometi, Calder
e Rodin mostram o cuidado das fundações com as reproduções indevidas.
No anexo, vale a pena ler as considerações do site do Museu Rodin
sobre a autenticidade das obras.
CONCLUSÃO
O mercado de esculturas “reprodutíveis” precisa ser melhor estu-
dado e regulamentado no Brasil, pois a ascensão das obras de arte ao
patamar de bens mais visados pelo público implica na necessidade de um
cuidado especial com essa nova camada de consumidores.
Desde os múltiplos até os “
one of a kind
”, as esculturas devem ter
critérios claros quanto ao número de réplicas postas no mercado para evi-
tar enganos, fraudes e possíveis danos.
Toda uma cadeia produtiva e de serviços está envolvida, começan-
do pelo artista e passando pelos seus agentes, galerias de arte, leiloeiros,
investidores e consumidores.
Estádadoo primeiro impulsoparaessa salutar e intensadiscussão.
5
"Calder’s Heirs Accuse Trusted Dealer of Fraud
",
NYT,
29.10.2013
(http://www.nytimes.com/2013/10/30/arts/de-sign/alexander-calder-estate-sues-heirs-of-klaus-g-perls.html?ref=alexandercalder&_r=0)