

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 63 - 75, jan - fev. 2015
63
Rio Quarenta Graus Sob o Ritmo
da Morte
Roberta Duboc Pedrinha
Advogada. Doutoranda em Sociologia Criminal (IESP-
-UERJ). Doutoranda em Direito Penal pela Universida-
de de Buenos Aires (UBA-Argentina). Mestra em Cri-
minologia e Direito Penal pela Universidade Candido
Mendes (UCAM). Pós-graduada em Criminologia pela
Universidade de Havana (UH-Cuba). Graduada em
Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Esta-
do do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Professora e Coorde-
nadora da Pós-graduação em Criminologia, Direito e
Processo Penal da UCAM. Professora Convidada de
Direito Penal da Pós-graduação da Fundação Getúlio
Vargas (FGV). Professora Convidada de Direito Penal
das Pós-graduações de Saúde e Gênero da Fundação
Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora Concursada de
Criminologia do Ministério de Justiça (MJ). Professora
Convidada de Sociologia Criminal dos Cursos de For-
mação da Academia Nacional de Polícia do Departa-
mento da Polícia Federal (ANP-DPF-Brasília). Profes-
sora Convidada de Criminologia da EMERJ. Professora
Concursada de Criminologia da Academia de Polícia
do Estado do Rio de Janeiro (ACADEPOL).
Noções Introdutórias
Desde meados do século XX à primeira década do século XXI, a ci-
dade do Rio de Janeiro, de capital do país, transformou-se na capital do
turismo, pela sua beleza tropical, praias, topografia e abrasadores verões,
tornou-se a
vitrine
do Brasil, cenário de dramaturgia das telenovelas na-
cionais exportadas para todo o mundo, e que, agora, é festejada como
palco dos dois mais importantes eventos do planeta, a Copa do Mundo e
as Olimpíadas. Sim, definitivamente, o Rio está na moda! E nesta mesma
cidade, cheia de calor, cores e luz, eclode o Estado Policial. Assim, nota-se