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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 63 - 75, jan - fev. 2015

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Rio Quarenta Graus Sob o Ritmo

da Morte

Roberta Duboc Pedrinha

Advogada. Doutoranda em Sociologia Criminal (IESP-

-UERJ). Doutoranda em Direito Penal pela Universida-

de de Buenos Aires (UBA-Argentina). Mestra em Cri-

minologia e Direito Penal pela Universidade Candido

Mendes (UCAM). Pós-graduada em Criminologia pela

Universidade de Havana (UH-Cuba). Graduada em

Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Esta-

do do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Professora e Coorde-

nadora da Pós-graduação em Criminologia, Direito e

Processo Penal da UCAM. Professora Convidada de

Direito Penal da Pós-graduação da Fundação Getúlio

Vargas (FGV). Professora Convidada de Direito Penal

das Pós-graduações de Saúde e Gênero da Fundação

Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora Concursada de

Criminologia do Ministério de Justiça (MJ). Professora

Convidada de Sociologia Criminal dos Cursos de For-

mação da Academia Nacional de Polícia do Departa-

mento da Polícia Federal (ANP-DPF-Brasília). Profes-

sora Convidada de Criminologia da EMERJ. Professora

Concursada de Criminologia da Academia de Polícia

do Estado do Rio de Janeiro (ACADEPOL).

Noções Introdutórias

Desde meados do século XX à primeira década do século XXI, a ci-

dade do Rio de Janeiro, de capital do país, transformou-se na capital do

turismo, pela sua beleza tropical, praias, topografia e abrasadores verões,

tornou-se a

vitrine

do Brasil, cenário de dramaturgia das telenovelas na-

cionais exportadas para todo o mundo, e que, agora, é festejada como

palco dos dois mais importantes eventos do planeta, a Copa do Mundo e

as Olimpíadas. Sim, definitivamente, o Rio está na moda! E nesta mesma

cidade, cheia de calor, cores e luz, eclode o Estado Policial. Assim, nota-se