

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 442 - 452, jan - fev. 2015
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ver ali a luta de classes e por uma direita que aposta tudo na especulação
imobiliária e no assalto ao orçamento público
6
. Maricato aponta ainda
para o fato de que é com a condição dos transportes que as cidades aca-
bam cobrando a maior dose de sacrifícios de seus moradores e que, por-
tanto, o mais urgente item de uma política urbana seria a reforma política.
O geógrafo marxista David Harvey faz também uma interessante
análise sobre a questão urbana que explicaria as manifestações recentes.
Segundo Harvey, vivemos em cidades divididas, fragmentadas e tenden-
tes ao conflito, fruto de uma globalização e de uma guinada em direção
ao neoliberalismo que enfatizou as desigualdades
7
. Harvey fala de um di-
reito à cidade que estaria sendo negado, direito este não no sentido de
um simples direito de visita às cidades mas um direito à vida urbana, um
direito de mudar a cidade de acordo “com o desejo de nossos corações”
8
.
Nas cidades, as solidariedades sociais teriam sido substituídas pela anar-
quia do mercado. O que levou milhares de pessoas às ruas, na visão de
Harvey, seria a necessidade de criação de novos espaços urbanos comuns,
de uma esfera pública de participação democrática e necessidade de se
pensar uma cidade mais inclusiva, longe da onda privatizante - mantra
do neoliberalismo. Precisamos reconhecer o direito à cidade como um
direito “ativo de fazer a cidade diferente, de formá-la mais de acordo com
nossas necessidades coletivas”
9
.
As ideias de Harvey vão ao encontro daquilo que foi pensado pelo
Movimento Passe Livre – São Paulo. Segundo o MPL “num processo em
que a população é sempre objeto em vez de sujeito, o transporte é or-
denado de cima, segundo imperativos da circulação do valor, excluin-
do a população da organização de sua própria experiência cotidiana da
metrópole”
10
. E foi justamente dessa exclusão urbana que surgiu o Movi-
mento Passe Livre, que luta contra o aumento da tarifa de ônibus. A partir
da experiência da primeira manifestação popular contra o aumento da
tarifa de ônibus em Salvador (revolta do buzu), em 2003, diversas outras
manifestações foram organizadas e realizadas pelo Brasil. Por exemplo, a
6 MARICATO, Ermínia.
Cidades Rebeldes
: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo,
Boitempo. 2013, p. 19.
7 HARVEY, David.
Cidades Rebeldes:
Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo, Boi-
tempo. 2013, p. 28.
8
Idem
, p. 28.
9
Idem
, p. 33.
10 "Movimento Passe Livre" – São Paulo.
Cidades Rebeldes:
Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do
Brasil. São Paulo, Boitempo. 2013, p. 14.