

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 39 - 53, jan - fev. 2015
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“A inscrição da Lei, indicado no Complexo de Édipo é substituída por
identificações, formando a instância do
supereu
, trilhado pela autoridade
Paterna e a proibição do
incesto
, que acabam se transformando em im-
pulsos de afeição movidos pela ameaça de castração e do
falo
remanesce.
Mas esse objeto
imaginário
capaz de dar conta da completude, uma vez
interditado pela intervenção Paterna, protrai os efeitos, possibilitando,
todavia, sua inscrição na ordem do desejo de gozar tudo (im) possível”.
21
A resolução do Complexo de Édipo esclarece a relação existente en-
tre a superação da hostilidade do pai e a operação psicológica ligada ao
recalque. Diante da crise resolutiva do complexo, algum tipo de resultado
é produzido, e esta coisa é precisamente a formação do
supereu
.
A trajetória que vai da chegada do pai à resolução do Édipo é, por-
tanto, correlativa à inscrição permanente da lei, embora lá esteja como
recalcada no inconsciente. O que fica para trás de todo este processo é a
criação do
supereu
, o primeiro contato do sujeito com a sua própria ins-
tância de tirania. E é assim que este
supereu tirânico
, diria Lacan, “repre-
senta por si só o significante que marca, imprime, impõe o selo no homem
de sua relação ao significante”.
22
A obediência consentida dos oprimidos e o discurso do
mestre: de
Étienne de La Boétie
a
Jacques Lacan
“Mas o que acontece em todos os países, com todos os ho-
mens, todos os dias? Quem poderia acreditar, se só tivesse ouvido
e não tivesse visto, que um só homem oprime cem mil e os priva de
sua liberdade?”
Étienne de La Boétie.
A questão que interessa ao sentimento democrático é que este “pai
terrível” que, no final, será servilmente amado, embora seja apenas
uma
metáfora
23
,
terá o seu lugar efetivamente preenchido na realidade social.
21 ROSA, Alexandre Morais da.
Decisão Penal:
bricolage de significantes. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 12.
22 LACAN, Jacques.
O Seminário,
Livro 4
:
relação de objeto. Rio de Janeiro: Zahar, 1995, p. 216.
23 LACAN, Jacques.
O Seminário,
Livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999, p. 180. “Uma
metáfora, como já lhes expliquei, é um significante que surge no lugar de outro significante. (...) A função do pai no
complexo de Édipo é ser um significante que substitui o primeiro significante introduzido na simbolização, o signifi-