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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 137 - 160, Setembro/Dezembro. 2017

psicológica e individualista, salvaguardada contra indevidas ingerências es-

tatais, a noção de autonomia privada hoje remete ao poder conferido pela

ordem jurídica às pessoas para regularem suas relações patrimoniais e exis-

tenciais, sempre em conformidade com os demais valores contemplados no

ordenamento

12

. Desse modo, fica marcada de forma nítida a modificação

– não apenas quantitativa, mas também qualitativa – do espaço de liberdade

no âmbito das relações interprivadas

13

.

Embora a proclamação dessas mudanças já seja amplamente difundi-

da na doutrina pátria, a aplicação de tais ideias a situações concretas muitas

vezes encontra uma forte barreira na visão, ainda arraigada na cultura ju-

rídica brasileira, do Direito Civil como um campo normativo que teria na

liberdade seu valor maior.

Daí a necessidade de contínua vigilância sobre a invocação de argumen-

tos associados à liberdade (ou à autonomia), de modo a garantir que a liberda-

de invocada seja aquela em sintonia com os demais valores fundamentais do

ordenamento jurídico, e não o puro e simples arbítrio do sujeito, sob pena de

relegar ao campo da retórica o valioso esforço empreendido nas últimas dé-

cadas para a construção de um Direito Civil comprometido não apenas com

uma sociedade livre, mas também justa e solidária (art. 3ª, I, da CR).

4. A QUESTÃO DA LIBERDADE QUANTO AO REGIME JURÍDI-

CO SUCESSÓRIO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

No caso em exame, o argumento suscitado pode ser assim sintetizado:

a coexistência de regimes distintos de sucessão para as famílias fundadas no

casamento e na união estável privilegia a autonomia do casal de optar pelo

modelo familiar cujo regime jurídico sucessório melhor lhe convier.

É preciso desde já consignar que não há nenhuma inverdade na

afirmação. Com efeito, a existência de modelos familiares com regras distintas

para a sucessão efetivamente permite que aqueles que pretendam formar

uma entidade familiar escolham o seu modelo tomando em consideração

o regime sucessório a ele atrelado. Saindo, porém, do plano das abstrações,

outras questões relevantes começam a emergir.

Observe-se, inicialmente, o fato de que a mera possibilidade de as

pessoas optarem entre os diversos arranjos familiares ponderando as regras

12 MEIRELES, Rose Melo Vencelau. Autonomia Privada e Dignidade Humana. Rio de Janeiro: Renovar. 2009. p. 63-72.

13 Trata-se de questão de extrema relevância, mas que não comporta aprofundamento nos estreitos limites deste trabalho.

Para uma análise mais detida da matéria, confira-se: BODIN DE MORAES, Maria Celina; CASTRO, Thamis Dalsenter

Viveiros de. “Autonomia e o Corpo de cada um”. In: MONTEIRO FILHO, Carlos Edison do Rêgo; GUEDES, Gisela

Sampaio da Cruz; MEIRELES, Rose Melo Vencelau (org.). Direito Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 2015. p. 119-122.