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DECISÕES

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Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 25, p. 59-176, 1º sem. 2016

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Nas palavras do sociólogo Mike Featherstone

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, “no âmbito da cultura

de consumo, o indivíduo moderno tem consciência de que se comunica

não apenas por meio de suas roupas, mas também por meio de sua casa,

mobiliários, decoração, carro e outras atividades, que serão interpretadas

e classificadas em termos da presença ou falta de gosto” (FEATHERSTO-

NE, 1995, p. 123).

O autor acrescenta, ainda, que “a preocupação em convencionar um

estilo de vida e uma consciência de si estilizada não se encontra apenas

entre os jovens e os abastados; a publicidade da cultura de consumo su-

gere que cada um de nós tem a oportunidade de aperfeiçoar e exprimir a

si próprio, seja qual for a idade ou a origem de classe” (FEATHERSTONE,

1995, p.123).

Assim, após a discussão, percebe-se que, de fato, na sociedade mo-

derna, na qual o cidadão adquire

status

na sua comunidade proporcional-

mente ao número de bens consumidos: quanto mais você tem, mais você

é. A aquisição de produtos de marca se sobrepõe aos produtos efetiva-

mente necessários.

E a busca por

status

é parte integrante da condição humana, a con-

dição de desamparo, que alguns mais, outros menos, têm como acompa-

nhante ao longo de sua existência (SCHWERINER, 2006).

Segundo Hofstede (1994), todas as pessoas têm padrões de pensa-

mento, sentimento e ações potenciais internas, que foram aprendidas du-

rante a vida, na maioria das vezes adquiridas durante a infância, quando

somos mais suscetíveis ao aprendizado e à assimilação.

Hofstede (1994) faz uma analogia com computadores, quando ele

afirma que pessoas são programadas, ou seja, que o comportamento é

predeterminado por um programa-mental (um

software

da mente), o qual

pode ser encontrado no meio social em que cada um coleta suas experi-

ências de vida.

Assim, os consumidores são, na realidade, vítimas de um sistema cul-

tural imposto pela sociedade, na qual o consumo se tornou a medida de

uma vida bem-sucedida. Consumir e possuir determinados objetos e ado-

tar determinados estilos de vida é a condição necessária para a felicidade e