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DECISÕES
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Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 25, p. 59-176, 1º sem. 2016
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Nas palavras do sociólogo Mike Featherstone
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, “no âmbito da cultura
de consumo, o indivíduo moderno tem consciência de que se comunica
não apenas por meio de suas roupas, mas também por meio de sua casa,
mobiliários, decoração, carro e outras atividades, que serão interpretadas
e classificadas em termos da presença ou falta de gosto” (FEATHERSTO-
NE, 1995, p. 123).
O autor acrescenta, ainda, que “a preocupação em convencionar um
estilo de vida e uma consciência de si estilizada não se encontra apenas
entre os jovens e os abastados; a publicidade da cultura de consumo su-
gere que cada um de nós tem a oportunidade de aperfeiçoar e exprimir a
si próprio, seja qual for a idade ou a origem de classe” (FEATHERSTONE,
1995, p.123).
Assim, após a discussão, percebe-se que, de fato, na sociedade mo-
derna, na qual o cidadão adquire
status
na sua comunidade proporcional-
mente ao número de bens consumidos: quanto mais você tem, mais você
é. A aquisição de produtos de marca se sobrepõe aos produtos efetiva-
mente necessários.
E a busca por
status
é parte integrante da condição humana, a con-
dição de desamparo, que alguns mais, outros menos, têm como acompa-
nhante ao longo de sua existência (SCHWERINER, 2006).
Segundo Hofstede (1994), todas as pessoas têm padrões de pensa-
mento, sentimento e ações potenciais internas, que foram aprendidas du-
rante a vida, na maioria das vezes adquiridas durante a infância, quando
somos mais suscetíveis ao aprendizado e à assimilação.
Hofstede (1994) faz uma analogia com computadores, quando ele
afirma que pessoas são programadas, ou seja, que o comportamento é
predeterminado por um programa-mental (um
software
da mente), o qual
pode ser encontrado no meio social em que cada um coleta suas experi-
ências de vida.
Assim, os consumidores são, na realidade, vítimas de um sistema cul-
tural imposto pela sociedade, na qual o consumo se tornou a medida de
uma vida bem-sucedida. Consumir e possuir determinados objetos e ado-
tar determinados estilos de vida é a condição necessária para a felicidade e