Background Image
Previous Page  76 / 198 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 76 / 198 Next Page
Page Background

u

DECISÕES

u

u

Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 25, p. 59-176, 1º sem. 2016

u

76

Na verdade, a autora iria comprar os referidos itens independente-

mente do extravio da bagagem. Até porque eles fazem parte da cultura

estereotipada da sociedade de consumo

1

.

Senão vejamos.

Na sociedade moderna, o consumo passou a ter o papel de satisfazer

as necessidades e realizar desejos, para muito além das necessidades e de-

sejos considerados básicos ou necessários para a sobrevivência.

Desse modo, os consumidores contemporâneos não buscam apenas

o bem-estar material, mas também o bem-estar psíquico, que é promovi-

do pela aquisição desenfreada dos mais variados itens de consumo, o que

acaba por modificar o conceito de necessidade.

Nota-se que a substituição do desejo de ser amado pelo desejo de

aprovação, de se destacar, de ser melhor que outros, de impressionar e

de ser importante agravaram o problema do endividamento dos consumi-

dores.

O problema está associado não somente ao estilo de vida urbano, em

que o acesso a diferentes tipos de bens e serviços é acompanhado de forte

pressão social para adquirir estes, mas também à compulsão do homem

moderno por aprovação.

Nos dias de hoje, diferentemente do que ocorria nas décadas passa-

das, a disseminação do crédito fez com que grande parte dos bens seja

acessível a todas as camadas sociais, sendo a sua aquisição o fator que

viabiliza inclusão ou pertença a essa sociedade de consumo.

Como bem frisa Lipovetsky: “o consumo para si suplantou o consumo

para o outro” (LIPOVETSKY, 2010, p. 42). Todo mundo busca a aprovação e

a admiração nos olhos dos outros. E bem observa Bauman: “as bases para

a autoestima fornecida pela aprovação e admiração de outro são notoria-

mente frágeis” (BAUMAN, 2009, p. 59).

Na sociedade contemporânea, há verdadeira mania pelas marcas,

1 Para saber mais dobre o tema recomenda-se: O fenômeno do superendividamento: uma reposta ao desampa-

ro na sociedade moderna, Alexandre Chini e Diógenes Faria de Carvalho in Revista Luso-Brasileira de Direito do

Consumo, vol. IV, n. 15, setembro de 2014, pag. 167, editora Bonijuris.