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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 227-252, Janeiro/Abril 2017

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abrangente e continuada, para que seus resultados pudessem ser avaliados e

mensurados quanto à qualidade, eficácia e efetividade de seus objetivos, e

ainda avançar no desporto de alto rendimento.

Assim, para atender ao desporto escolar ou de base, o Governo Federal

cria o Programa Orçamentário Vivência e Iniciação Esportiva Educacional –

Segundo Tempo, que estabelece alianças e parcerias institucionais, mediante

a descentralização da execução orçamentária e financeira para governos esta-

duais e municipais, organizações não governamentais e entidades nacionais

e internacionais sem fins lucrativos. O ME desenvolve também programas e

ações como: Descoberta do Talento Esportivo; Bolsa-Atleta; organização de

jogos com certa periodicidade, como Jogos da Juventude, Olimpíadas Esco-

lares, Olimpíadas Universitárias; e outras competições pontuais (ALMEIDA,

2010; FILGUEIRA; PERIM; OLIVEIRA, 2009).

Destarte, no momento em que o Estado é obrigado a atender interes-

ses muito mais abrangentes, e não mais, de forma exclusiva, a interesses pri-

vados daqueles que reconhecidamente o controlavam, a sua função cresce em

importância para a sociedade. Assim, o Estado adquire outras obrigações,

devendo solucionar diversos problemas e atender variadas demandas sociais,

a fim de promover o desenvolvimento nacional e assegurar a ordem social,

atendendo a todos os setores sociais (CARNOY, 1990).

Ademais, a mudança nos rumos da política brasileira foi comandada

por uma força popular, mas permitida pelo capital, num “novo pacto so-

cial” (OFFE, 1984), que determinará as politicas públicas desse novo tempo.

Conforme Offe (1984) explica a dinâmica de um pacto social.

Para a explicação da trajetória evolutiva da política social,

precisam ser levadas em conta como fatores causais concomi-

tantes tanto

exigências

quanto

necessidades,

tanto problemas

da

integração social

quanto problemas da

integração sistêmica

(Lockwood), tanto a elaboração política de

conflitos de clas-

se

quanto a elaboração de

crises do processo de acumulação.

(Offe, op. cit., p. 36)

Nesse contexto, o Governo Federal amplia sua ação e cria a PNE, que

agrega todos esses programas acima citados e cria outros. A PNE foi desen-

volvida sob o contexto de uma economia globalizada, que o Brasil avançava

no comércio mundial, com um projeto crescente de sua economia, que con-

tinha o interesse político de se consolidar como um líder internacional das