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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 179 - 187, Janeiro 2017

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e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Não há qualquer

razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de

decisão não pretende alterar sua posição inicial, não acredita ou não

compreende os seus verdadeiros resultados.

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3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há como se conceber em um mundo globalizado, em que

a economia sofre alterações de todas as ordens, como vem ocor-

rendo ultimamente no Brasil, com variações de todas as sortes e,

principalmente, para o mercado imobiliário, que sofreu forte impacto

com a crise brasileira, que ainda se pense em movimentar riquezas

alheias, sem dar fortes garantias aos consumidores.

Mais surreal ainda é pensar em lançar-se em um mercado tão

abstruso e não se cercar de meios de proteção mútuos, os quais só

serão conhecidos após a realização de uma pesquisa mercadológica

de qualidade, desde que os resultados dessa sejam respeitados pelo

empreendedor.

Apesar de experiências amplamente divulgadas como o “Caso

Encol” e outros tantos, tão graves ou mais, que não chegaram a ser

noticiados pela grande imprensa, ainda encontramos “aventureiros”

nesse mercado complexo que é o das incorporações imobiliárias.

Nossa função, seja como operadores do Direito, Corretores de

Imóveis, Gestores de Marketing e demais colaboradores de uma em-

presa é tentar levar o conhecimento necessário aos empreendedores

que se imiscuem nessa seara, a fim de que não sejam ocasionados

prejuízos que chegam à irreversão, seja para os próprios empresá-

rios, seja para os adquirentes dos produtos.

Portanto, faz-se mister a realização da pesquisa mercadológica,

para que todas as variáveis relativas ao negócio sejam conhecidas,

subsidiando-se de forma adequada as decisões dos gestores.

A importância do estudo extrapola a própria relação entre in-

corporadoras e adquirentes, haja vista que os reflexos de um empre-

endimento malsucedido atingem a sociedade como um todo, pois

terá um solo urbano não aproveitado ou aproveitado de forma in-

9 Extraído de

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve

,97

589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD em 24/08/2016.