

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 179 - 187, Janeiro 2017
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e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Não há qualquer
razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de
decisão não pretende alterar sua posição inicial, não acredita ou não
compreende os seus verdadeiros resultados.
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3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não há como se conceber em um mundo globalizado, em que
a economia sofre alterações de todas as ordens, como vem ocor-
rendo ultimamente no Brasil, com variações de todas as sortes e,
principalmente, para o mercado imobiliário, que sofreu forte impacto
com a crise brasileira, que ainda se pense em movimentar riquezas
alheias, sem dar fortes garantias aos consumidores.
Mais surreal ainda é pensar em lançar-se em um mercado tão
abstruso e não se cercar de meios de proteção mútuos, os quais só
serão conhecidos após a realização de uma pesquisa mercadológica
de qualidade, desde que os resultados dessa sejam respeitados pelo
empreendedor.
Apesar de experiências amplamente divulgadas como o “Caso
Encol” e outros tantos, tão graves ou mais, que não chegaram a ser
noticiados pela grande imprensa, ainda encontramos “aventureiros”
nesse mercado complexo que é o das incorporações imobiliárias.
Nossa função, seja como operadores do Direito, Corretores de
Imóveis, Gestores de Marketing e demais colaboradores de uma em-
presa é tentar levar o conhecimento necessário aos empreendedores
que se imiscuem nessa seara, a fim de que não sejam ocasionados
prejuízos que chegam à irreversão, seja para os próprios empresá-
rios, seja para os adquirentes dos produtos.
Portanto, faz-se mister a realização da pesquisa mercadológica,
para que todas as variáveis relativas ao negócio sejam conhecidas,
subsidiando-se de forma adequada as decisões dos gestores.
A importância do estudo extrapola a própria relação entre in-
corporadoras e adquirentes, haja vista que os reflexos de um empre-
endimento malsucedido atingem a sociedade como um todo, pois
terá um solo urbano não aproveitado ou aproveitado de forma in-
9 Extraído de
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-mercado-o-que-e-e-para-que-serve,97
589f857d545410VgnVCM1000003b74010aRCRD em 24/08/2016.