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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 172-198, jun. - ago. 2015

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No caso do art. 28 da Lei de Entorpecentes, por exemplo, estamos

diante de uma norma penal em branco heterogênea, uma vez que o com-

plemento necessário ao referido artigo foi produzido pela ANVISA, e a Lei

n° 11.343/2006 foi editada pelo Congresso Nacional.

Deste modo, pode-se concluir que a norma penal em branco não se

confunde com o tipo aberto, aquele que não apresenta a descrição típica

completa e exige uma atividade valorativa do juiz.

Neste sentido, relevante o entendimento de Guilherme Nucci, ora

transcrito:

"Parece-nos razoável a existência das normas penais embranco.

Lembremos que o branco da norma, dependente de comple-

mento pode ser integralmente preenchido por meio de consul-

ta a outra norma vigente, em textos de conhecimento público.

Ademais a norma embranco pode sermuitomais segura do que

tipos penais excessivamente abertos." (NUCCI, 2013, p. 107).

Após discorrer sobre o conceito propriamente dito de norma penal

em branco, torna-se possível analisar o dispositivo 184 do CPB e traçar a

conclusão proposta acima.

Sabe-se que o que se tem consolidado doutrinariamente, é que o

referido artigo constitui norma penal em branco dada sua ausência de

descrição na conduta delituosa, entretanto, tendo em vista o acima ex-

posto, tal conclusão mostra-se descabida, uma vez que foge do real con-

ceito de norma penal em branco.

Afinal, a norma penal em branco pressupõe a existência de uma

conduta delituosa explicitamente descrita, carecendo somente de uma

complementação desta para seu efetivo alcance.

Não parece o caso do referido dispositivo, que sequer possui uma

conduta delituosa descrita. O tipo penal previsto no art. 184 do CPB é

demasiadamente vago e genérico para refletir consonância ao perfil cons-

titucional de um Estado Democrático de Direito.

5. Precedentes jurisprudenciais envolvendo a problemática

Por todo o exposto, resta evidenciada a relevância da abordagem

ora proposta, que seja em sede doutrinária, seja em sede acadêmica ou