Background Image
Previous Page  135 / 200 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 135 / 200 Next Page
Page Background

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 129-155, jun. - ago. 2015

134

21. A

associação

, por sua vez, possui características mais singelas. Sig-

nifica dizer que o consumidor realizou uma conexão mental entre duas mar-

cas, mesmo ciente de que são sinais distintos. Tal vinculação será ilícita se im-

plicar o aproveitamento do prestígio alheio como mola propulsora da venda.

22. Aos tipos clássicos de confusão cabe acrescentar três outras

modalidades já não tão raras no mercado: a

confusão por interesse inicial

,

a

confusão reversa

e a

confusão pós-venda

.

23. Há

confusão por interesse inicial

entre marcas quando uma em-

presa usa a marca ou outros elementos da comunicação visual de ter-

ceiros para atrair a atenção do consumidor, ainda que a origem real dos

seus produtos ou serviços esteja devidamente identificada no momento

da compra.

24. Nas palavras de Gilson

6

:

“Initial interest confusion is a bait-and-switch cheat, a competitor’s

foot in the door at the expense of the legitimate trademark owner.

When a company uses another’s trademark to capture customer’s

attention and lead customers to its goods or services, that company

may be liable for trademark infringement even if the consumer rea-

lizes before purchase that the product was not made by the original

trademark owner. In other words, there is simply likely confusion

that is dispelled before the point of sale.”

25. São comuns as situações de

confusão por interesse inicial

em

violações de

trade dress

de estabelecimentos comerciais e em buscas na

internet (

metatags

ou

links

patrocinados). O consumidor, atraído pelo

tra-

de dress

ou pela marca que lhe é familiar, decide por concluir a compra do

produto ou a contratação do serviço mesmo após descobrir que a fonte é

diversa, movido pela conveniência de não continuar procurando pelo for-

necedor original, e pela presunção de que a qualidade será semelhante.

6 Jerome Gilson,

in

Gilson on Trademarks

, Ed. LexisNexis, 2013, Volume 2, Capítulo 5, p. 175.