Background Image
Previous Page  132 / 200 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 132 / 200 Next Page
Page Background

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 129-155, jun. - ago. 2015

131

a) “Regla 1. La confusión resulta de la impresión de conjunto des-

pertada por las marcas;

b) Regla 2. Las marcas deben examinarse sucesiva y no simultáne-

amente;

c) Regla 3. Quien aprecie el parecido debe colocarse en el lugar del

comprador presunto y tener en cuenta la naturaleza de los productos;

d) Regla 4. Deben tenerse en cuenta las semejanzas y no las diferen-

cias que existen entre las marcas.”

9. Nos Estados Unidos da América, os tribunais regionais fixaram

seus próprios critérios para a análise da confusão. Ganhou notoriedade in-

ternacional o teste denominado “

Polaroid factors

”, cunhado pelos juízes do

Second Circuit

nos autos da contenda

Polaroid Corp. v. Polaroid Elects Corp

:

1. The strength of the plaintiff’s mark;

2. The degree of similarity between the plaintiff’s and the defen-

dant’s marks;

3. The proximity of the products or services covered by the marks;

4. The likelihood that the plaintiff will bridge the gap;

5. Evidence of actual confusion of consumers;

6. The defendant’s good faith in adopting the mark;

7. The quality of the defendant’s product or service; and

8. Consumer sophistication.

10. Como se pode notar, existe uma boa dose de semelhança en-

tre os testes aplicados em diversas jurisdições, sendo certo que todos

buscam sopesar a existência de real confusão face às circunstâncias do

caso concreto.

11. Muito embora o teste proposto pelo

Second Circuit

norte-ame-

ricano pareça mais detalhado que os demais, a verdade é que o tribunal

europeu preferiu usar uma linguagem mais aberta, contemplando “

all

pertinent factors of the case at hand

”, perspectiva que se encontra em

linha com as determinações genéricas da Convenção da União de Paris

3

.

3 A CUP, internalizada pelo Decreto no. 1.263/94, dispõe no artigo 6,

quinquies,

C, 1:

Para determinar se a marca

é suscetível de proteção deverão ser levadas em consideração todas as circunstâncias de fato, particularmente a

duração do uso da marca.