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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015

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mento próprio de nacionalidade em relação ao seu Estado, que chama-

mos patriotismo.

IV) O Estado Islâmico está sendo constituído com fundamento em

um só vínculo social, o religioso turbinado pelo sentimento saudosista de

um Império Mulçumano.

V) As populações dos territórios conquistados são cristãos, curdos,

judeus de diversas etnias com diversos dialetos que estão - segundo a

mídia - sendo obrigadas a conversão à fé islâmica sob pena de morte,

portanto, não possuem identidade nacional. Serão diversos povos em

uma população.

VI) Apesar de - em tese - passarem seus integrantes a ser mulçu-

manos, o Estado Islâmico terá obstáculos aparentemente instransponíveis

para a obter uma interação desta população.

VII) A situação do território ainda se encontra indefinida. Há ganhos

territoriais com novas conquistas, mas, do mesmo modo, há perdas. As

fronteiras, portanto, não se encontram delimitadas.

VIII) O governo - em tese um Califado - está imposto, declarado e em

exercício, tendo como Capital a cidade de Cappa. A questão da legitimidade

- ou não - não perpassa a caracterização deste elemento do Estado. Des-

tarte, bem caracterizado, sob o comando de uma ordem jurídica, o

Sharia

.

IX) No que se refere ao elemento soberania, no âmbito interno está

sendo exercida com plenitude através do governo. No que tange à ordem

externa, o Estado Islâmico ainda não a possui pela sua própria inexistência.

X) Ainda no âmbito da soberania externa – e existência do Estado

Islâmico - o caminho de extrema violência de seus adeptos trará obstácu-

los de difícil transposição pela comunidade internacional.

XI) Quanto à finalidade, o Estado Islâmico com sua atividade de admi-

nistrador busca a propagação e consolidação de um Estado Islâmico partin-

do do pressuposto de que a religião é o caminho da felicidade de seu povo.

Portanto, possui o Estado mulçumano claramente este elemento.