

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015
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- disfarçado ou não - de alguns Estados, o reconhecimento por parte des-
ses Estados não é tão simples quanto aparenta, até mesmo em razão das
naturais pressões mundiais em relação aos Estados tendentes a reconhe-
cerem o Estado Islâmico.
Por outro vértice, a técnica de terror -com execuções em massa e
degolas mediáticas- utilizada pelos líderes do Estado Islâmico pode até
dar certo como uma propaganda para angariar mais adeptos no mun-
do inteiro, entretanto, no que se refere ao aspecto das relações com os
demais membros da comunidade internacional nos parece uma técnica
suicida. A comunidade internacional já sinalizou a total aversão a criação
do Estado Islâmico e a forma como esta criação tem sido buscada. Deste
modo, prevê-se que o seu reconhecimento - em uma eventual consolida-
ção territorial - terá grandes dificuldades, até mesmo pelas práticas cruéis
empregadas. Hoje são considerados movimentos terroristas e não belige-
rantes ou insurgentes, que possuem um colorido de legitimidade e devem
ser respeitados.
Já em relação à
finalidade
do Estado Islâmico, a sua caracterização
parece ser um pouco mais simples. Torna-se mais fácil de ser compreen-
dida quando o discurso é justamente a felicidade do povo mulçumano, re-
presentada esta na submissão aos dogmas da religião islâmica que devem
ser cada vez mais propagados, observados e garantidos pela mão de ferro
do Estado. Não se discute aqui se esta felicidade é real ou fictícia, mas é
existente em tese.
CONCLUSÕES
I) O Estado nasce quando reúne todos os seus elementos, ou seja,
um povo homogêneo, fixado em um território delimitado, com um gover-
no próprio, no exercício de sua soberania e com a finalidade do bem-estar
de seu povo.
II) O Estado tem existência em relação à comunidade internacional,
portanto, além da reunião de seus elementos essenciais, precisa de um
considerável números de reconhecimentos por parte dos demais Estados
já existentes para que seja garantida a sua sobrevivência.
III) O povo homogêneo, que pode ser identificado como nação, é
aquele que guarda entre seus componentes vínculos culturais, sanguíne-
os, religiosos formadores de uma relativa unidade de valores e um senti-