

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 97-125, mar. - mai. 2015
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"Tem-se nos anos 90 um novo impulso no setor. Os resultados
obtidos pelos empreendimentos lançados na década passada,
a estabilidade da moeda, e a grande participação dos fundos
de pensão na formação do empreendimento impulsionam
esta indústria que não pára de crescer no país
."
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Atualmente são 495
shopping centers
no Brasil, de acordo com a
Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE)
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, que
[...] "considera shopping center os empreendimentos com Área
Bruta Locável (ABL), normalmente, superior a 5 mil m², forma-
dos por diversas unidades comerciais, com administração única
e centralizada, que pratica aluguel fixo e percentual. Na maioria
das vezes, dispõe de lojas âncoras e vagas de estacionamento
compatível com a legislação da região onde está instalado."
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O
tenant mix
é constituído de acordo com o estudo de viabilidade
econômica realizado previamente à construção do
shopping center.
Por
ser fundamental para a atração da clientela, o empreendedor visa preser-
var o
tenant mix
e, nesse sentido, a cláusula de raio é um dos mecanismos
do qual ele se vale para manter o
tenant mix
atrativo.
A ABRASCE classifica o mix do empreendimento em cinco modali-
dades: 1) lojas âncoras; 2) megalojas; 3) lojas satélites; 4) conveniência/
serviços; 5) lazer.
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As lojas âncoras ocupam uma área normalmente su-
perior a 1.000m² e atraem um grande fluxo de pessoas, por exemplo,
loja de departamentos, hipermercado, concessionárias, academias, ar-
tigos esportivos. As megalojas caracterizam-se pela área ocupada en-
tre 500m² a 999m², em regra são lojas que comercializam uma linha
de mercadoria em larga escala. As lojas satélites atuam no vestuário e
acessórios em área inferior a 500m², também enquadram-se nessa ca-
tegoria as lojas que compõem a praça de alimentação, como docerias,
lanchonetes, pizzarias e restaurantes.
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7 Id.
8 ABRASCE. Disponível em:
<http://www.portaldoshopping.com.br/numeros-do-setor/grandes-numeros>.
Acesso
em: 10 fev. 2014.
9 ABRASCE. Disponível em:
<http://www.portaldoshopping.com.br/numeros-do-setor/definicoes-e-convencoes>.
Acesso em: 10 fev. 2014.
10 ABRASCE. Disponível em:
<http://www.portaldoshopping.com.br/Central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDF/2009_Plano_de_Mix_Abrasce.pdf>.
Acesso em: 10 fev. 2014.
11 Id.