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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 97-125, mar. - mai. 2015

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"Tem-se nos anos 90 um novo impulso no setor. Os resultados

obtidos pelos empreendimentos lançados na década passada,

a estabilidade da moeda, e a grande participação dos fundos

de pensão na formação do empreendimento impulsionam

esta indústria que não pára de crescer no país

."

7

Atualmente são 495

shopping centers

no Brasil, de acordo com a

Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE)

8

, que

[...] "considera shopping center os empreendimentos com Área

Bruta Locável (ABL), normalmente, superior a 5 mil m², forma-

dos por diversas unidades comerciais, com administração única

e centralizada, que pratica aluguel fixo e percentual. Na maioria

das vezes, dispõe de lojas âncoras e vagas de estacionamento

compatível com a legislação da região onde está instalado."

9

O

tenant mix

é constituído de acordo com o estudo de viabilidade

econômica realizado previamente à construção do

shopping center.

Por

ser fundamental para a atração da clientela, o empreendedor visa preser-

var o

tenant mix

e, nesse sentido, a cláusula de raio é um dos mecanismos

do qual ele se vale para manter o

tenant mix

atrativo.

A ABRASCE classifica o mix do empreendimento em cinco modali-

dades: 1) lojas âncoras; 2) megalojas; 3) lojas satélites; 4) conveniência/

serviços; 5) lazer.

10

As lojas âncoras ocupam uma área normalmente su-

perior a 1.000m² e atraem um grande fluxo de pessoas, por exemplo,

loja de departamentos, hipermercado, concessionárias, academias, ar-

tigos esportivos. As megalojas caracterizam-se pela área ocupada en-

tre 500m² a 999m², em regra são lojas que comercializam uma linha

de mercadoria em larga escala. As lojas satélites atuam no vestuário e

acessórios em área inferior a 500m², também enquadram-se nessa ca-

tegoria as lojas que compõem a praça de alimentação, como docerias,

lanchonetes, pizzarias e restaurantes.

11

7 Id.

8 ABRASCE. Disponível em:

<http://www.portaldoshopping.com.br/numeros-do-setor/grandes-numeros>

.

Acesso

em: 10 fev. 2014.

9 ABRASCE. Disponível em:

<http://www.portaldoshopping.com.br/numeros-do-setor/definicoes-e-convencoes

>.

Acesso em: 10 fev. 2014.

10 ABRASCE. Disponível em:

<http://www.portaldoshopping.com.br/Central/Content/UploadedFiles/Arquivos/

PDF/2009_Plano_de_Mix_Abrasce.pdf>.

Acesso em: 10 fev. 2014.

11 Id.