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ARTIGOS
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Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 16 - n. 1, p. 143-152, 1º sem. 2018
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“
Uma vez que as pessoas se sentem parte de um grupo,
há uma forte pressão institucional para entrarem em con-
formidade com suas normas.”
(Brooks, 2011, pg. 240)
Assim, me parece perfeitamente claro que a busca por um pertenci-
mento e uma aceitação nossa pelo grupo do qual participamos ou quere-
mos participar faça com que as pessoas aceitem as regras da organização
na qual atuam, muitas vezes sem questionamentos. Os jargões e o sim-
bolismo do grupo, portanto, tendem a influenciar e a moldar o indivíduo
numa espécie de coesão coletiva. Afinal, o modelo de poder que melhor se
exerce é aquele que menos se percebe como tal, e ao assimilarmos jargões
e vocabulários, bem como ritos e hábitos, estamos de certa forma solda-
dos naquela cultura, inseridos e aceitos numa espécie de unidade grupal.
Informar não é comunicar.
A comunicação é troca de códigos, compartilhamento de sentidos
e visões de mundo. Podemos inferir que todas as organizações funcio-
nam através da comunicação entre seus componentes e, neste ponto, é
importante destacarmos de quais comunicações estamos falando. Como
profissional da área de comunicação empresarial, compartilho antes de
tudo um conceito vital para enriquecer esta reflexão, em conjunto com
você, leitor(a), a saber: informação não é comunicação.
A entrega de textos, envio de dados, publicação de informativos e
gritos de ordens não caracterizam a comunicação de fato. Podem carac-
terizar a propaganda, repetida e distribuída em excesso exatamente para
moldar a mente pela quantidade de repetições. Mas para a comunicação,
propaganda só não basta, apesar de ser forte mecanismo de lavagem ce-
rebral quando repetida
ad infinitum
.
Num simples exercício, ao dividirmos a palavra comunicação, perce-
bemos que
ação
e
comum
estão reunidas no vocábulo. Comunicar, portan-
to, estaria mais para o diálogo, a interação e a relação, e informar estaria
mais para o universo de mídias e dos veículos (quadros, murais, atas, infor-