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ARTIGOS

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Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 16 - n. 1, p. 143-152, 1º sem. 2018

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Jargões Corporativos e a

Identidade da Organização

Luiz Antônio Gaulia

Jornalista eMestre emComunicação e Sustentabilidade pela PUC-Rio

O que conta na democracia é a aparência. Não por acaso os

defensores dela na Grécia eram os sofistas, os mesmos caras

que negavam a existência de qualquer verdade e reduziam o

conhecimento à retórica.

(Pondé, Filosofia para Corajosos)

RESUMO

: O artigo busca apontar caminhos para o entendimento dos có-

digos organizacionais e dos jargões corporativos que moldam e reforçam

comportamentos e práticas de grupos. Sejam estes grupos empresariais

ou instituições governamentais, assim como o Poder Judiciário. Os jargões

e os comportamentos específicos de grupos são códigos carregados de

simbolismo cujos significados só são claros para os seus membros.

PALAVRAS-CHAVE

: Comunicação, linguagem, marca, jargões corporativos,

identidade, burocracia, cultura organizacional.

KEY WORDS

:

Communications, language, brand, corporate jargons, identity,

burecocracy, organizational culture.

ABSTRACT

: The article search ways to explain organizational codes and the

corporate jargons that strenght practicers and groups behaviours. Business

groups or governamental institutions as the Judiciary. Corporate jargons and

specific behaviours are codes fullfilled by simbolism that only their members

understand.

A mente humana é um arquivo de altíssima tecnologia, capaz de ar-

mazenar imagens, palavras, sons, sensações, emoções, memórias e pen-

samentos. Nossas ações sociais e atividades profissionais são reflexo e