

ARTIGOS
u
u
Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 16 - n. 1, p. 143-152, 1º sem. 2018
u
143
Jargões Corporativos e a
Identidade da Organização
Luiz Antônio Gaulia
Jornalista eMestre emComunicação e Sustentabilidade pela PUC-Rio
O que conta na democracia é a aparência. Não por acaso os
defensores dela na Grécia eram os sofistas, os mesmos caras
que negavam a existência de qualquer verdade e reduziam o
conhecimento à retórica.
(Pondé, Filosofia para Corajosos)
RESUMO
: O artigo busca apontar caminhos para o entendimento dos có-
digos organizacionais e dos jargões corporativos que moldam e reforçam
comportamentos e práticas de grupos. Sejam estes grupos empresariais
ou instituições governamentais, assim como o Poder Judiciário. Os jargões
e os comportamentos específicos de grupos são códigos carregados de
simbolismo cujos significados só são claros para os seus membros.
PALAVRAS-CHAVE
: Comunicação, linguagem, marca, jargões corporativos,
identidade, burocracia, cultura organizacional.
KEY WORDS
:
Communications, language, brand, corporate jargons, identity,
burecocracy, organizational culture.
ABSTRACT
: The article search ways to explain organizational codes and the
corporate jargons that strenght practicers and groups behaviours. Business
groups or governamental institutions as the Judiciary. Corporate jargons and
specific behaviours are codes fullfilled by simbolism that only their members
understand.
A mente humana é um arquivo de altíssima tecnologia, capaz de ar-
mazenar imagens, palavras, sons, sensações, emoções, memórias e pen-
samentos. Nossas ações sociais e atividades profissionais são reflexo e