

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 75, p. 86 - 95, jul. - set. 2016
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mações preliminares
possíveis, no mais breve espaço de tempo, já que o
advogado norte-americano tem bem presente que a única coisa que ele
tem para
vender é o seu tempo
profissional, que, economizado, poderá
ser dedicado a assuntos mais importantes, aumentando a qualidade e di-
minuindo seus custos, com reais benefícios para o cliente.
Todas as pessoas presentes à
reunião preliminar
de contratação
dos serviços profissionais do advogado devem ser qualificadas, sendo ava-
liado o grau de influência de cada uma delas na empresa.
É de suma importância a recomendação recebida, assim como o
grau de
honorabilidade pessoal de cada um dos dirigentes da empresa
contratante, da mesma forma que sua idoneidade moral-financeira, como
de resto, aliás, na assunção do patrocínio de qualquer causa.
É importante, também, saber, desde logo, quando foi a
companhia
organizada,
se
possui filiais
e qual a
natureza
dessas
subsidiárias.
De não menos importância é o conhecimento dos demais profissio-
nais que assessoram a empresa, como, por exemplo, a
firma de contabi-
lidade
: de quem se trata e desde quando está cuidando da contabilização
dos dados empresariais.
Deve ser esclarecido também se houve contato
preliminar
com um
Banco de Investimento ou com um
underwriter
e, em caso
positivo, que
condições de trabalho foram acertadas:
- quanto vai custar para a companhia a sua conversão em uma en-
tidade de capital aberto; como está elaborado o respectivo cronograma;
se em bases realistas ou não;
- dentro do custo operacional do lançamento, quanto caberá ao
advogado e qual a soma que será paga adiantadamente, pois “
a capa-
cidade de trabalho aumenta se o profissional já tiver recebido uma boa
soma antecipadamente
”, afirmam realística e um pouco duramente os
advogados norte-americanos.
A impressão dos PROSPECTOS
é algo muito importante nos Estados
Unidos, como de resto em qualquer outro país, pois é por intermédio dela
que a companhia se apresenta ao seu público.
A impressão em alguns casos chega a ser mais cara que os próprios
honorários do advogado, que, por isso mesmo, deixa a cargo do próprio
cliente a escolha da gráfica impressora, dentre várias de uma lista pelo
profissional apresentada.