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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 75, p. 86 - 95, jul. - set. 2016

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mações preliminares

possíveis, no mais breve espaço de tempo, já que o

advogado norte-americano tem bem presente que a única coisa que ele

tem para

vender é o seu tempo

profissional, que, economizado, poderá

ser dedicado a assuntos mais importantes, aumentando a qualidade e di-

minuindo seus custos, com reais benefícios para o cliente.

Todas as pessoas presentes à

reunião preliminar

de contratação

dos serviços profissionais do advogado devem ser qualificadas, sendo ava-

liado o grau de influência de cada uma delas na empresa.

É de suma importância a recomendação recebida, assim como o

grau de

honorabilidade pessoal de cada um dos dirigentes da empresa

contratante, da mesma forma que sua idoneidade moral-financeira, como

de resto, aliás, na assunção do patrocínio de qualquer causa.

É importante, também, saber, desde logo, quando foi a

companhia

organizada,

se

possui filiais

e qual a

natureza

dessas

subsidiárias.

De não menos importância é o conhecimento dos demais profissio-

nais que assessoram a empresa, como, por exemplo, a

firma de contabi-

lidade

: de quem se trata e desde quando está cuidando da contabilização

dos dados empresariais.

Deve ser esclarecido também se houve contato

preliminar

com um

Banco de Investimento ou com um

underwriter

e, em caso

positivo, que

condições de trabalho foram acertadas:

- quanto vai custar para a companhia a sua conversão em uma en-

tidade de capital aberto; como está elaborado o respectivo cronograma;

se em bases realistas ou não;

- dentro do custo operacional do lançamento, quanto caberá ao

advogado e qual a soma que será paga adiantadamente, pois “

a capa-

cidade de trabalho aumenta se o profissional já tiver recebido uma boa

soma antecipadamente

”, afirmam realística e um pouco duramente os

advogados norte-americanos.

A impressão dos PROSPECTOS

é algo muito importante nos Estados

Unidos, como de resto em qualquer outro país, pois é por intermédio dela

que a companhia se apresenta ao seu público.

A impressão em alguns casos chega a ser mais cara que os próprios

honorários do advogado, que, por isso mesmo, deixa a cargo do próprio

cliente a escolha da gráfica impressora, dentre várias de uma lista pelo

profissional apresentada.