

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 75, p. 86 - 95, jul. - set. 2016
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a si a
realização de muitas tarefas parciais,
de cuja realização perfeita,
contudo, depende a qualidade de seu trabalho global.
É o que nos Estados Unidos impera a noção do poderio da palavra
do advogado, a tal ponto que um juiz chegou a afirmar, dentro de um con-
texto econômico-financeiro, e em tom de blague, é claro, que, em nossa
sociedade tão complexa, uma opinião “
insincera emitida pelo advogado
é um instrumento capaz de causar maiores danos pecuniários que a cha-
ve falsa ou o pé de cabra.”
Tudo isto para explicar por vias transversas, seguramente, que a
melhor forma de o advogado proteger seu cliente é fazendo um bom,
sincero e honesto trabalho profissional.
Na formação de uma companhia pelo advogado, o que vale não
é a
vontade ou a disposição de revelar todas as informações quando,
porventura,
sejam elas solicitadas, mas a estreita observância da lei
que manda sejam os dados revelados e publicados, desde o início do
processo.
Para poder manter a concorrência no mercado profissional, o
advogado norte-americano vai aceitando cada vez maiores
responsa-
bilidades,
vendo, por outro lado,
minguar sua remuneração, pois os
órgãos reguladores apertam cada vez mais os custos de implanta-
ção, inclusive da assessoria geral
.
Nada obstante, um advogado recém-formado, com especializa-
ção no mercado de capitais norte-americano, pode auferir, nos gran-
des centros, uma boa remuneração.
Cada vez um número
maior de profissionais do direito nos Estados
Unidos se dedica mais a preparar ofertas públicas
de títulos particulares
do que de títulos públicos.
As ofertas de caráter público ocorrem para o advogado, geral-
mente, segundo duas modalidades: o
antigo cliente,
a quem o advo-
gado vem representando de forma continuada e que, possuindo
uma empresa de capital fechado, procura o advogado para abrir o
seu capital, ou então, é o
cliente de primeira vez que, recomendado
ou não, deseja
contratar os serviços profissionais do advogado para
abrir o capital de sua empresa.
Ambas as hipóteses têm que ser encaradas diferentemente. Para
a segunda hipótese, ao novo cliente é submetido um formulário para a
entrevista inicial, formulário este
que tem em mira obter todas as
infor-