Background Image
Previous Page  174 / 286 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 174 / 286 Next Page
Page Background

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 153-177, mar. - mai. 2015

174

O Conselho Nacional de Justiça e as Administrações de todos os

Tribunais usam cada vez mais meios informatizados, inclusive utilizando

bancos de dados de outros Poderes ou de entidades como o Serviço de

Proteção ao Crédito.

Daí a importância da função de gerenciar os meios de tecnologia

da informação, o que deve existir em todos os órgãos jurisdicionais e ad-

ministrativos.

Aliás, tal função hoje é comum não só nos escritórios de advocacia

como também em todas as entidades públicas e privadas.

Incumbe ao Gerente de Tecnologia de Informação:

- gerenciar os diversos sistemas de bancos de dados e de co-

municação eletrônica;

- comunicar-se com os órgãos centrais de informática e de

comunicação;

- receber a capacitação para a utilização de

softwares

e

hardwares

;

- prestar os esclarecimentos necessários ao pessoal interno e

obter as instruções necessárias para tal;

- entender-se com o Chefe de Gabinete e com o Escrivão para

o adequado funcionamento dos serviços;

- controlar os equipamentos e materiais utilizados na unida-

de quanto à Tecnologia de Informação.

4.8. Pesquisa e Controle de Precedentes

A pesquisa é função relevantíssima no gabinete, pois o magistrado

deve exigir que conste em suas decisões e sentenças os precedentes, in-

clusive e principalmente os próprios, para que não pairem dúvidas sobre

a sua imparcialidade.

Evidentemente, salvo raríssimas exceções, não é necessário que se

traga precedentes em feitos e decisões mais simples e usuais.

Quanto ao controle de precedentes, é necessário que se verifique

os casos em que decisões proferidas pelos Tribunais superiores tenham