

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 88 - 104, jan - fev. 2015
88
Alteridade e Justiça: Uma
Introdução ao Núcleo Ético do
Pensamento de E. Levinas
Ricardo Timm de Souza
Professor Titular da FFCH/PUCRS.
I.
Muitas são as possibilidades que se apresentam ao interessado
para que esse se acerque com propriedade daquele núcleo difícil da filo-
sofia de Emmanuel Levinas, a Exterioridade do Outro, que reluz em Infinito
ético. Esse Infinito nada tem a ver com o conceito “natural” que passou à
história da filosofia ocidental
1
- mesmo que o consideremos um tema com
variações - ou com a concepção quase intuitiva que ocupa os espaços de
nossa mente, tão logo ressoe em nosso interior a palavra “infinito”. Na ver-
dade, estamos tão acostumados com o hábito de relacionar o termo “infi-
nito” com uma concepção ontológica, matemática ou cosmológica - gran-
deza, pequenez, perfeição, beleza e outros atributos divinos ou do Universo
- que nos causa normalmente grande estranheza a conexão das palavras
“infinito” e “ética”. Como poderia alguma coisa ser “eticamente infinita”?
Não se estaria aí retorcendo palavras com a finalidade de, em um artifício
retórico, disfarçar justamente a nossa incapacidade congênita de aceitar
simplesmente - mesmo depois da
III. Meditação de Descartes
- a ideia pura
e simples de uma realidade
sem limites
? O presente texto pretende, a partir
de uma análise dessa temática, estabelecer a proposta de uma pequena
introdução ao coração do pensamento levinasiano: a Alteridade e o que
esta significa como dimensão de ocorrência do factum do constituir real de
um universo que se baseie estritamente na ocorrência ética, ou seja, que
expresse o que Derrida entende por “núcleo indesconstruível da descons-
trução” ou seu sinônimo: a “loucura pela justiça” (“
madness for justice”
)
2
1 Cf. SOUZA, R. T.,
Sentidos do Infinito – a categoria “infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos Pré-
-socráticos a Hegel,
Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
2 O presente texto revisita vários escritos antigos nossos e os atualiza no sentido de uma breve introdução orgânica
ao pensamento do autor no que ele, de um ponto de vista filosófico, tem de mais relevante para a temática geral do
presente livro. Uma primeira versão do presente escrito foi originalmente publicada
in:
SOUZA, R. T.,
Totalidade &