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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 88 - 104, jan - fev. 2015

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Alteridade e Justiça: Uma

Introdução ao Núcleo Ético do

Pensamento de E. Levinas

Ricardo Timm de Souza

Professor Titular da FFCH/PUCRS.

I.

Muitas são as possibilidades que se apresentam ao interessado

para que esse se acerque com propriedade daquele núcleo difícil da filo-

sofia de Emmanuel Levinas, a Exterioridade do Outro, que reluz em Infinito

ético. Esse Infinito nada tem a ver com o conceito “natural” que passou à

história da filosofia ocidental

1

- mesmo que o consideremos um tema com

variações - ou com a concepção quase intuitiva que ocupa os espaços de

nossa mente, tão logo ressoe em nosso interior a palavra “infinito”. Na ver-

dade, estamos tão acostumados com o hábito de relacionar o termo “infi-

nito” com uma concepção ontológica, matemática ou cosmológica - gran-

deza, pequenez, perfeição, beleza e outros atributos divinos ou do Universo

- que nos causa normalmente grande estranheza a conexão das palavras

“infinito” e “ética”. Como poderia alguma coisa ser “eticamente infinita”?

Não se estaria aí retorcendo palavras com a finalidade de, em um artifício

retórico, disfarçar justamente a nossa incapacidade congênita de aceitar

simplesmente - mesmo depois da

III. Meditação de Descartes

- a ideia pura

e simples de uma realidade

sem limites

? O presente texto pretende, a partir

de uma análise dessa temática, estabelecer a proposta de uma pequena

introdução ao coração do pensamento levinasiano: a Alteridade e o que

esta significa como dimensão de ocorrência do factum do constituir real de

um universo que se baseie estritamente na ocorrência ética, ou seja, que

expresse o que Derrida entende por “núcleo indesconstruível da descons-

trução” ou seu sinônimo: a “loucura pela justiça” (“

madness for justice”

)

2

1 Cf. SOUZA, R. T.,

Sentidos do Infinito – a categoria “infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos Pré-

-socráticos a Hegel,

Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

2 O presente texto revisita vários escritos antigos nossos e os atualiza no sentido de uma breve introdução orgânica

ao pensamento do autor no que ele, de um ponto de vista filosófico, tem de mais relevante para a temática geral do

presente livro. Uma primeira versão do presente escrito foi originalmente publicada

in:

SOUZA, R. T.,

Totalidade &