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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 507 - 515, jan - fev. 2015

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curso. No discurso dos operadores da verdade, o olhar para o passado

justifica-se por si mesmo e também – e por vezes sobretudo – pela rele-

vância para lidar com mazelas da sociedade contemporânea. A premissa

de que a verdade sobre os equívocos passados esteriliza a reprodução de

males presentes é alargada para lidar com versões da violência cujas mo-

tivações destoam daquelas do regime autoritário. A verdade não é mais,

portanto e por excelência, antídoto ao contexto que motivou a violência,

mas à violência em si.

Esse deslocamento de sentido é operado de modo concertado ao

deslocamento dos direitos humanos no vocabulário político da democra-

cia. Antes dirigidos às vítimas do regime autoritário, sobretudo dos estra-

tos médios e altos da população, os direitos humanos e a demanda por

verdade passam a acolher sobretudo os estratos mais baixos da popula-

ção, vítimas da violência policial. Diferentemente dos termos da justiça de

transição, a verdade como reconciliação não é referida a uma comunida-

de politicamente, mas socialmente partida.

No Brasil, a verdade se esboça como paradigma democrático em

cena extemporânea à instalação da própria democracia, após processo de

transição negociada. Como nota de conclusão deste artigo (e possível apon-

tamento para pesquisa futura), suponho que a investigação sobre os per-

cursos da verdade no país poderá usar e sofisticar categorias analíticas do

novo – e ainda incipiente – campo de estudos da justiça pós-transicional.

Bibliografia

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