

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 507 - 515, jan - fev. 2015
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curso. No discurso dos operadores da verdade, o olhar para o passado
justifica-se por si mesmo e também – e por vezes sobretudo – pela rele-
vância para lidar com mazelas da sociedade contemporânea. A premissa
de que a verdade sobre os equívocos passados esteriliza a reprodução de
males presentes é alargada para lidar com versões da violência cujas mo-
tivações destoam daquelas do regime autoritário. A verdade não é mais,
portanto e por excelência, antídoto ao contexto que motivou a violência,
mas à violência em si.
Esse deslocamento de sentido é operado de modo concertado ao
deslocamento dos direitos humanos no vocabulário político da democra-
cia. Antes dirigidos às vítimas do regime autoritário, sobretudo dos estra-
tos médios e altos da população, os direitos humanos e a demanda por
verdade passam a acolher sobretudo os estratos mais baixos da popula-
ção, vítimas da violência policial. Diferentemente dos termos da justiça de
transição, a verdade como reconciliação não é referida a uma comunida-
de politicamente, mas socialmente partida.
No Brasil, a verdade se esboça como paradigma democrático em
cena extemporânea à instalação da própria democracia, após processo de
transição negociada. Como nota de conclusão deste artigo (e possível apon-
tamento para pesquisa futura), suponho que a investigação sobre os per-
cursos da verdade no país poderá usar e sofisticar categorias analíticas do
novo – e ainda incipiente – campo de estudos da justiça pós-transicional.
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