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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 66, p. 187 - 195, set - dez. 2014

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O Desafio do Ensino Jurídico:

Um Estudo da História do Direito

em Apontamento

*

Matheus Abreu Lopes de Andrade

Graduando em Direito pela UERJ na qual é Monitor de

Sociologia Jurídica. Membro do Grupo de Pesquisa Di-

reito, Violência e Cidadania vinculado ao Programa de

Pós-Graduação em Direito da UERJ e parceria do Arqui-

vo Nacional/Ministério da Justiça. Pesquisador da Fun-

dação Casa de Rui Barbosa/CNPq. Conciliador do TJRJ.

RESUMO

O presente artigo busca abordar a questão do desafio do ensino ju-

rídico no Brasil. Como norte, parte-se de um estudo da História do Direito.

E aqui, atenta-se por problematizar a imbricação das demais disciplinas

das Ciências Sociais e Humanas com o Direito. Este, que ainda não possibi-

lita atenção ao papel daquelas ciências na formação jurídica. Neste caso,

percebe-se que saberes como a Sociologia, Filosofia ou ainda a Economia

já detêm sensível reconhecimento no diálogo com o Direito, o que ainda é

buscado pela História, Antropologia, ou mesmo pela Psicologia.

1. INTRODUÇÃO

A partir da imbricação entre o Direito e as demais Ciências Sociais e

Humanas, sobretudo, às particularidades da História do Direito, promo-

ve-se uma reflexão acerca da sua notável contribuição à mobilização do

conhecimento no Direito. Seja no ensino ou na pesquisa no Direito.

* O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina História do Direito, realizada na Graduação em

Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e apresentado no III Seminário

Internacional de História e Direito: Instituições Públicas, Poder e Justiça, Niterói, dias 07, 08 e 09 de agosto de 2013,

da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).