

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 66, p. 187 - 195, set - dez. 2014
187
O Desafio do Ensino Jurídico:
Um Estudo da História do Direito
em Apontamento
*
Matheus Abreu Lopes de Andrade
Graduando em Direito pela UERJ na qual é Monitor de
Sociologia Jurídica. Membro do Grupo de Pesquisa Di-
reito, Violência e Cidadania vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Direito da UERJ e parceria do Arqui-
vo Nacional/Ministério da Justiça. Pesquisador da Fun-
dação Casa de Rui Barbosa/CNPq. Conciliador do TJRJ.
RESUMO
O presente artigo busca abordar a questão do desafio do ensino ju-
rídico no Brasil. Como norte, parte-se de um estudo da História do Direito.
E aqui, atenta-se por problematizar a imbricação das demais disciplinas
das Ciências Sociais e Humanas com o Direito. Este, que ainda não possibi-
lita atenção ao papel daquelas ciências na formação jurídica. Neste caso,
percebe-se que saberes como a Sociologia, Filosofia ou ainda a Economia
já detêm sensível reconhecimento no diálogo com o Direito, o que ainda é
buscado pela História, Antropologia, ou mesmo pela Psicologia.
1. INTRODUÇÃO
A partir da imbricação entre o Direito e as demais Ciências Sociais e
Humanas, sobretudo, às particularidades da História do Direito, promo-
ve-se uma reflexão acerca da sua notável contribuição à mobilização do
conhecimento no Direito. Seja no ensino ou na pesquisa no Direito.
* O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina História do Direito, realizada na Graduação em
Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e apresentado no III Seminário
Internacional de História e Direito: Instituições Públicas, Poder e Justiça, Niterói, dias 07, 08 e 09 de agosto de 2013,
da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).