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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 66, p. 138 - 157, set - dez. 2014

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A Reforma Protestante é o marco do nascimento dos ideais liberais.

O objetivo do ideal reformista é a dignificação da personalidade humana,

fundamentando a separação da tradição milenar da Igreja Católica, não

em razão de conquista de benefícios externos, mas em razão da busca

pelo amor intrínseco por todo ser humano.

É por essa razão que os reformistas estimulam a fé e o livre exame.

A fé significa confiança ilimitada em Deus, mas ao mesmo tempo con-

fiança em si mesmo como ministro do Deus verdadeiro. O livre exame

significa uma livre interpretação das escrituras sagradas, segundo a íntima

convicção e sem a necessidade de intermediários.

Esse rompimento com o passado herdado faz com que o homem

procure as suas próprias verdades, embora muitas vezes chegue às mesmas

conclusões que lhe foram transmitidas por seus antepassados. O que im-

porta, porém, é que o indivíduo é capaz de confiar em suas próprias inves-

tigações e até mesmo pagar o preço por suas interpretações equivocadas.

O princípio do livre exame é considerado a fonte não só da liberda-

de religiosa, como a fonte de todo o liberalismo moderno, ao afirmar as

máximas de que não há nenhum intérprete entre os homens e as escritu-

ras sagradas; nenhuma mediação eclesiástica entre fiéis e Deus, pois, no

íntimo de sua consciência, o indivíduo adquire um sentimento de confian-

ça e de responsabilidade.

O cartesianismo foi a primeira ciência não religiosa a vislumbrar o

princípio do livre exame, na medida em que, valendo-se de um raciona-

lismo claro e simples, elimina qualquer opinião e posição intermediária,

as quais obscurecem a finalidade intelectual, fundamento justificante da

liberdade do homem.

E como lembra Guido de Ruggiero,

“esta actuación liberal del hombre

moderno, este sentido de la inviolabilidade de la persona y de su autonomia,

ofrecerán materia a la concepción kantiana e postkantiana de la libertad, la

más alta contribución de la filosofia a la historia del liberalimo”.

4

Outra importante fonte do princípio do livre exame é o movimento

do Direito Natural, que preconiza a existência de uma esfera intangível

da atividade individual definidora da liberdade natural, ao mesmo tempo

que advoga a esfera do seu próprio direito.

A liberdade e o direito são recíprocos, no sentido de que a liberda-

de expressa uma imediata expansão do conteúdo da vida e o direito defi-

4 Obra citada, p. 22.