

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 61-77, Setembro/Dezembro 2017
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Ou seja, desde os atentados que atingiram os Estados Unidos em
2001, todo o ordenamento jurídico internacional encontra-se impoten-
te diante da ameaça terrorista, em especial por conta dos instrumentos
convencionais – da era industrial – de que se vale, quais sejam, tratados,
convenções, resoluções etc, bastante inócuos para os tempos atuais – da
era da informação.
O desenvolvimento das redes sociais só agrava tal situação, posto que
nesse espaço os remédios tradicionais são ainda mais inofensivos.
Para desenvolvimento desse tópico, será muito útil a já citada obra
“Estado Islâmico: Estado de Terror”, dos autores Jessica Stern e J.M. Berger,
a primeira, professora da Universidade de Harvard e especialista em terroris-
mo e o segundo, investigador no
Brookings Institution
.
A primeira lição valiosa que se pode tomar de STERN e BERGER é que
27
:
O Estado Islâmico alardeia a sua crueldade e essa prática lite-
ralmente descarada é, talvez, a sua inovação mais importante.
A
exibição pública de barbárie
transmite um sentido de ur-
gência ao desafio que representa e permite-lhe consumir uma
quantidade desproporcional da
atenção mundial
. (Grifou-se)
Em outras palavras, o terrorismo atual, e o Estado Islâmico é sua face
mais conhecida, soube com a exibição pública de suas práticas conquistar a
atenção mundial, como ninguém antes o fizera. A al-Qaeda demorou anos
até ser conhecida pelos governos dos EUA, mas o Estado Islâmico, ao con-
trário, faz tudo para chamar a atenção.
Segundo STERN e BERGER:
Embora seja extremamente importante manter as suas propa-
ganda e atividades nas redes sociais na perspectiva adequada
- nunca ninguém foi morto por um
tweet
- é claro que o EI
considera as mensagens como sendo uma das frentes principais
da sua guerra com o mundo, e é também o método principal
pelo qual estende a sua influência para fora do domínio físico.
Os esforços ocidentais para contrariar o EI devem ter em conta
tanto o conteúdo como a distribuição da sua mensagem
28
.
27 STERN, Jessica, BERGER, J. M.,
op. cit.
, p. 270.
28 Idem, 2015, p. 281.