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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 61-77, Setembro/Dezembro 2017

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Como as sociedades em rede não encontram fronteiras, tampouco o

terrorismo as conhecem. Assim destaca o já citado BRANT

29

:

Rapidamente, com o desenvolvimento dos meios de comuni-

cações, a abertura da agenda internacional, o surgimento de

novos atores e canais de interação, além do acirramento de

uma interdependência complexa,

o terrorismo internacio-

nal evolui para um terrorismo transnacional, com novas

e complexas características e desafios.

A ação terrorista se

desvincula da subordinação estatal e sem negar sua conotação

política econômica e social encontra apoio na mobilização

identitária enfatizando menos a ideologia que os valores tradi-

cionais opostos à modernidade ocidental. (Grifou-se)

Diante desse quadro, fica difícil não responder positivamente à in-

dagação formulada no capítulo anterior. Sim, as redes sociais têm sido

utilizadas como terreno fértil para a prática do terrorismo, seja para: disse-

minação das suas bandeiras, apresentação de seus resultados ou conquista

de novos adeptos.

Pode-se afirmar, até sem medo de errar, que mais do que surfistas da

grande rede, os grupos terroristas especializaram-se em seu uso, obtendo

êxitos destacados, como também se vê em STERN e BERGER

30

:

Os radicais de hoje em dia estão a exprimir a sua insatisfa-

ção com o 

status quo

 fazendo guerra, não amor. São mais

seduzidos por Thanatos do que por Eros. Eles ‘amam a morte

tanto quanto vocês [no Ocidente] amam a vida’, nas famosas

e muitas vezes repetidas palavras de Osama bin Laden. Neste

negro mundo novo,

as crianças são vistas a encenar deca-

pitações com os seus brinquedos, seduzidas pelo drama

familiar dos bons que matam os maus para salvarem o

mundo

. Há

dezenas de milhares de utilizadores do 

Twit-

ter

 a adotar a bandeira preta, e pessoas que praticamente nada

sabem acerca do Islão ou do Iraque são incutidas a emular as

decapitações brutais do EI. (Grifou-se)

29 BRANT,

op

.

cit

., p. 210.

30 STERN, Jessica, BERGER, J. M.,

op

.

cit

., p. 271.