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TRANSCRIÇões

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Direito em Movimento, Rio de Janeiro, v. 22, p. 11-89, 1º sem. 2015

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meros são absurdos. não, temos que aprender a ler números. óbvio que a

estrutura do Tribunal tem que ser muito maior, óbvio que a complexidade

dos processos no Tribunal é muito maior. A questão é ter-se esse parâ-

metro para ver como funciona e entendo que o Tribunal poderia, talvez,

trabalhar com esses parâmetros para, de repente, ajustar. Entendo que as

Turmas Recursais poderiam estar um pouquinho melhor e que o Tribunal,

talvez, poderia, também, em alguns lugares, fazer um ajuste e, hoje, tem-se

a realidade das próprias Câmaras do Consumo, que estão muito apertadas,

outras Câmaras que estão um pouco mais folgadas teria que ser visto.

Mas tudo isso mostra que, até quando se teve uma inspeção, (a Tur-

ma Recursal é uma Unidade certificada pela ISO) mostrei esse quadro pra

eles que falaram que falta muito ao Tribunal uma comparação que traz o

conceito de efetividade, de produtividade para se verificar onde está fun-

cionando melhor ou não e quais as experiências que se pode tirar daqui,

levar para ali ou vice-versa. Então, isso daí mostra que temos um funciona-

mento bastante efetivo dentro desse Sistema que foi concebido e, talvez,

seja um Sistema para se pensar. como se pode aumentar diante dessas

dificuldades todas.

O funcionamento da Turma Recursal passa um pouco por essa esta-

tística que mostra as dificuldades. Qual é a perspectiva que se tem, já que

o nosso tema aqui fala de Tendências para as Turmas Recursais. Qual a

perspectiva que se tem? A perspectiva que se tem é com relação à ques-

tão de funcionários e de funcionamento, sempre de tentar se aperfeiçoar,

sempre tentar fazer mais commenos, porque se sabe que problema de or-

çamento sempre existe, problema de funcionário, também, sempre exis-

te. Então, a nossa Tendência aqui, e o nosso investimento têm que ser na

capacitação dos funcionários, na melhoria do nosso quadro. Com isso, cer-

tamente, junto a isso, essa melhoria, junto a essa melhoria, conseguirmos

fazer um aperfeiçoamento, também, dos nossos sistemas informatizados

isso vai ajudar. Consegue-se tirar o funcionário do carimbo e do grampo

para ele fazer um trabalho qualificado, que é do que se precisa e, até, para

funcionário é bem mais interessante.