Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Vocalista da banda Tem Amor se apresenta no projeto “Música na Sacada”


imagem da notícia Vocalista da banda Tem Amor se apresenta no projeto “Música na Sacada”
clique na imagem para ampliar

“Foi uma experiência ótima. Quando recebi o convite, achei incrível, pois sempre achei bacana o movimento durante a pandemia, com artistas nas sacadas levando um pouco de conforto para quem estava em volta. Me visualizei nessa cena. Hoje, quando vi o céu azul, sabia que seria algo lindo e especial”, disse o vocalista e compositor Ramon Matheus, da banda Tem Amor, que se apresentou na segunda e na terça-feira, dias 29 e 30, na sacada da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Música na sacada


As apresentações artísticas, sempre às 12h, são inspiradas na iniciativa dos europeus nos primeiros meses da pandemia, quando músicos tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e tristeza vivida com a pandemia do novo coronavírus.


O “Música na Sacada” ocorre desde abril e já recebeu violinistas, violoncelistas, trio de forró, cantor de pagode, rabequista, DJ e rapper. Agora, em novembro, trouxe a mistura de rock e MPB.


Sobre tocar na sacada de um prédio, ambiente diferente do encontrado em shows, o vocalista pontuou: “É algo diferente, pois não estamos acostumados a tocar em uma sacada, mas ver a galera passando na rua, mandando um ‘tchau’ ou então um coração, é algo muito interessante e especial”.


Vocalista


Matheus é cantor, compositor, e vocalista da banda carioca Tem Amor. Antes de integrar a banda, ele passou por uma longa caminhada. Na adolescência, ele aprendeu a tocar a música “Garçom”, de Reginaldo Rossi, e passou a transformar suas redações escolares em composições ao colocá-las na única melodia que sabia tocar: “Garçom”. Quando saiu de sua cidade natal em Minas Gerais, integrou um grupo de forró universitário e foi premiado no Festival Nacional Forró de Itaúnas, com a música “Dread Lock Boiadeiro”.


O cantor foi membro da banda Bloco 4, que tinha como estilo base o pop rock, porém a equipe musical acabou. Após o fim da banda, Ramon Matheus, Bubu e Zé Mário fizeram um projeto cover, durante quase 3 anos, chamado Especial Los Hermanos, que rodou diversas partes do Brasil, mas o trio planejava se apresentar com canções autorais. Nessa fase surge a Banda Tem Amor, que, além dos três, é composta por Julio Raposo e Ébano Machel. A primeira música do grupo, o single “Sapo Encantado”, foi lançada em 2016.


Tem Amor


O quinteto é formado por Ramon Matheus (voz), Bubu (trompete), Zé Mário (bateria), Julio Raposo (guitarra) e Ébano Machel (baixo). O grupo lançou, recentemente, o álbum “Lupa”, que contou com participações de Mestrinho e O Teatro Mágico. O disco traz temas relacionados ao amor e propõe uma reflexão sobre como é possível desenvolver sentimentos como compreensão e empatia, se colocarmos uma "Lupa" nessas questões. O single “A dois”, uma das faixas do álbum, de autoria de Ramon Matheus e Ébano Machel, foi regravada por dois grandes nomes do cenário musical brasileiro: Suricato e Vítor Kley.


A proposta da banda é tratar do amor extraído do cotidiano em forma de canções, com melodias que congregam uma variedade rítmica típica da “nova MPB”, num suingue musicalmente diverso e com muita energia. Em tempos de intolerâncias diversas, preconceitos frente a identidades cada vez mais híbridas, corrupção desenfreada e alguns outros problemas, o grupo faz jus ao seu nome, pois canta o amor com muita intimidade e humor


Rede Solidária EMERJ


Além de assistir às apresentações, quem passa pelo centro do Rio também pode contribuir com o projeto “Rede Solidária EMERJ”. Durante todo o mês de novembro o projeto arrecadou cestas básicas para pessoas que vivem em ocupações no centro do Rio de Janeiro e para o projeto One by One, organização sem fins lucrativos que tem como meta proporcionar inclusão social para crianças de baixa renda com necessidades especiais.


Ramon Matheus falou sobre os donativos.


Fiquei muito feliz por ter sido chamado, ainda mais por ser uma causa nobre, de chamar atenção para doações, ajudar pessoas em vulnerabilidade social, além de ser um ótimo apoio para artistas, que nesse momento precisam mostrar sua arte. Fiquei e estou muito feliz”, destacou o cantor.


Donativos


Os interessados em participar do projeto social “Rede Solidária EMERJ” podem entregar os donativos, com todos os cuidados em decorrência da Covid-19, no andar térreo da instituição, na Rua Dom Manuel, nº 25, centro do Rio.


Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da EMERJ (DECOM) pelo e-mail: emerj.decom@tjrj.jus.br.




30 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)