Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Português


Núcleos de Pesquisa




Observatório de Pesquisas Bryant Garth – OPBG

O Observatório de Pesquisas Bryant Garth é um centro de pesquisas, análise e estudo para compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais. O Observatório, inaugurado em 28/08/2019, recebeu o nome do jurista americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law, que desenvolveu, na década de 1970, juntamente com o jurista italiano Mauro Cappelletti, o renomado Projeto Florença. O projeto, que envolveu 100 experts de 27 países, identificou, por meio de estudos empíricos, três ondas renovatórias de acesso à justiça.

Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do professor Bryant Garth, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade destacou o momento histórico trazido com a implementação do Observatório: “Pela primeira vez, uma escola da magistratura terá um centro de pesquisas empíricas. Fato de suma importância. Pretendemos fazer, neste observatório, ciência com o Direito, o que somente é possível a partir de dados e informações empíricas”.

O Observatório de Pesquisas Bryant Garth reúne os núcleos de pesquisa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que têm como objetivo desenvolver a investigação científica no âmbito de sua área de atuação, a fim de apresentar produtos técnico-científicos que sejam instrumentos de fortalecimento da efetividade na prestação jurisdicional.



NUPEGRE
NUPELEIMS
NUPEMASC
NUPEPAJ
NUPEPRO
NUPEAMIA
NUPEBIOS
NUPETEIJU


CONTATO:

OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS BRYANT GARTH
Rua Dom Manuel, 25, sala 410, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 3133-3886 / 3133-1604
E-mail: emerj.observatorio@tjrj.jus.br