Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promove lançamento do livro Direitos Humanos e Saúde


imagem que representa a notícia - EMERJ promove lançamento do livro Direitos Humanos e Saúde
clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no próximo dia 26, o lançamento do livro Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenções (Editora Fiocruz, 2021). O evento será transmitido via plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Participarão do encontro a presidente do Fórum, juíza Renata de Lima Machado, mestre em Saúde e Direitos Humanos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e os autores do livro, o juiz Rubens Roberto Rebello Casara, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá, a pesquisadora Maria Helena Barros Oliveira, chefe do Departamento de Direitos Humanos e Saúde (DIHS) e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, e a professora Nair Teles, doutora em Sociologia pela Universidade de Bordeaux II (França). A vice-presidente do Fórum, professora Lívia de Meira Lima Paiva, mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, será a debatedora do encontro.


Direitos Humanos e Saúde


“Com o objetivo de pensar a saúde como um direito fundamental da pessoa humana, tendo na dignidade e na justiça social sua base de concretização, o livro reflete sobre a importância do binômio direitos humanos e saúde, reforçando uma visão multidisciplinar em que a saúde é considerada um instrumento de dignidade humana e transformação social. Os três pesquisadores mostram como a integração da perspectiva dos direitos humanos à saúde amplia a própria significação do conceito de “saúde”, compreendido por diversos movimentos como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doenças.


Em três capítulos, além de referências e sugestões de leitura, o livro pretende fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos e organizar ideias e ações que construam competências relacionadas aos processos da sua realização. No primeiro, são explorados os diversos sentidos atribuídos aos direitos humanos, incluindo análises das dimensões social, ética e política do conceito.” Fonte: http://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/colecoes/temas-em-saude/direitos-humanos-e-saude-reflexoes-e-possibilidades-de-intervencao


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8059.html




17 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)