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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 318 - 334, Janeiro/Abril 2017

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utilizadas para fins de educação da população e como meio de interação

social entre profissionais da área da saúde, seus pacientes, e seus potenciais

pacientes, visto a magnitude do seu alcance.

Não se deve execrar tal meio de comunicação ou achar que a internet

ou as

mídias e redes sociais

são uma caixa de Pandora.

O que se quer, na verdade, é a conscientização profissional, a obedi-

ência à normatização jurídica e ética e, mormente, o respeito à dignidade

do paciente.

A publicidade, o marketing e a

promoção

pessoal e profissional, tam-

bém, podem ser feitas desde que em consonância com a legislação vigente.

Nessas situações é sempre prudente o profissional interessado consi-

derar o contexto ético e legal relacionado com a especificidade de cada situ-

ação e com as circunstâncias em que esta prática será executada, no sentido

de estar proporcionando uma ação realmente útil e necessária aos seus pa-

cientes e ao bem-estar societário, em consonância com o respeito aos direitos

humanos universais.

16

Como tudo que é novo, não se tem até o presente momento a real

dimensão dos efeitos adversos e da nocividade por vir desses atos reprováveis

e os impactos a médio e a longo prazo na vida pessoal e na reputação desses

profissionais que desrespeitaram tal regramento basilar, pois as mídias e re-

des sociais permitem compartilhamento sem qualquer controle.

4 – Considerações Finais

“O que sei por confissão, sei-o menos do que aquilo que nunca

soube.” (Santo Agostinho)

Assim como um caçador ao se perguntar se a movimentação repenti-

na de um arbusto significa a presença de uma presa ou de um ser humano,

a dúvida nesses casos, deve ser sempre retentora do agir. A ignorância, a

dúvida e a impossibilidade de se vislumbrar o objeto que fez com que o

arbusto se movimentasse deve reter qualquer iniciativa ou impulso de abater

a possível presa, mesmo quando se é conhecedor de que aquele local é pouso

de várias espécies.

16 MARTORELL, Leandro Brambilla, NASCIMENTO, Wanderson Flor do, GARRAFA, Volnei.

Redes sociais, privacidade,

confidencialidade e ética: a exposição de imagens de pacientes no facebook

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