

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 214-226, Janeiro/Abril 2017
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E, por fim, a maior parte dos empreendimentos brasileiros é movida
não por um estudo prévio se o mercado tem necessidade para absorver aque-
le serviço ou produto, mas, sim, por necessidade, segundo dados da
Global
Entrepreneurship Monitor
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.
Mesmo que tais dados não tenham 100% de certeza, constata-se que
o brasileiro tem um enorme potencial para desenvolver novos negócios
no ambiente digital, mas não o faz, principalmente pela falta de educação
empresarial. Prova disso é que, entre os professores que se consideram in-
fluências no empreendedorismo das suas universidades, 46% (quarenta e
seis por cento) nunca tiveram experiência como empreendedores, e 53,8%
(cinquenta e três e vírgula oito por cento) dos que afirmam ter tido, prestam
consultoria, conforme o Relatório Empreendedorismo nas Universidades
Brasileiras – 2016, realizado pelo SEBRAE e Endeavor Brasil.
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3. PANORAMA LEGISLATIVO NO BRASIL
A Constituição Federal dispõe que:
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do tra-
balho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a
todos existência digna, conforme os ditames da justiça social,
observados os seguintes princípios:
I - soberania nacional;
II - propriedade privada;
III - função social da propriedade;
IV - livre concorrência;
V - defesa do consumidor;
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento
diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e
serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação
dada pela Emenda Constitucional nª 42, de 19.12.2003) VII -
redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;
IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capi-
tal nacional de pequeno porte.
IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte
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http://www.gemconsortium.org/country-profile/467 Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras. 2016.
https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Ane-xos/Relatorio%20Endeavor%20impressao.pdf. p. 8.