

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 214-226, Janeiro/Abril 2017
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Científica, MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins, ON – Observa-
tório Nacional
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Mesmo tendo todo um conteúdo intelectual, o NIT-RIO não possui
investimento privado nem público para o seu funcionamento, ocasionando
prejuízo no desenvolvimento ao apoio dos pesquisadores.
Segundo pesquisa empiríca, coletamos dados que substanciam que,
além da falta de apoio privado, a verba dos projetos apoiados pelo Estado
não está sendo repassada. E, isso foi o mais preocupante: o pesquisador não
confia em outro para desenvolver o resultado da sua pesquisa como um
produto comercial.
5. FALTA DE POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
A falta de conhecimento sobre propriedade intelectual no meio aca-
dêmico, principalmente, tecnológico, gera prejuízos imensuráveis para o de-
senvolvimento e crescimento econômico do país.
Como dito no final do capítulo anterior, os pesquisadores não têm
confiança em demonstrar suas pesquisas para escritórios de negócios, que
vão aprimorar e tornar comercial aquele novo produto ou processo inovador.
Apesar de os pesquisadores serem Mestres ou Doutores no ramo da
pesquisa científico-tecnológica, eles preferem fazer suas pesquisas para si e
não dão continuidade ao teste prático, pois, assim, evitam que a pesquisa
ganhe uma roupagem comercial.
Além disso, as agências de fomento ou demais órgãos estatais con-
tribuem para a falta de política de propriedade intelectual. O que causa
perplexidade, visto que são os maiores investidores de inovação no Brasil.
Também em pesquisa empírica na FAPERJ, verificou-se que nos con-
tratos celebrados para fomento de pesquisa, a cláusula que prevê o paga-
mento dos royalties não é exercida pelo órgão estatal, sob a justificativa de
que o Estado não pretende se envolver no resultado da pesquisa. O que foi
produzido pelo pesquisador é dele e de mais ninguém. Observe-se que o
financiamento foi público.
Acompanhando a não preocupação com a propriedade intelectual,
está o empresário do ramo tecnológico - aqui, para fins didáticos, falaremos
de empresas de tecnologia com produtos
web
, ou seja, produzidos e comer-
cializados na internet.
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http://www.nitrio.org.br/?pgn=Quem%20somos.Acesso em: 20/02/2017.