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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 214-226, Janeiro/Abril 2017

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Científica, MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins, ON – Observa-

tório Nacional

8

.

Mesmo tendo todo um conteúdo intelectual, o NIT-RIO não possui

investimento privado nem público para o seu funcionamento, ocasionando

prejuízo no desenvolvimento ao apoio dos pesquisadores.

Segundo pesquisa empiríca, coletamos dados que substanciam que,

além da falta de apoio privado, a verba dos projetos apoiados pelo Estado

não está sendo repassada. E, isso foi o mais preocupante: o pesquisador não

confia em outro para desenvolver o resultado da sua pesquisa como um

produto comercial.

5. FALTA DE POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

A falta de conhecimento sobre propriedade intelectual no meio aca-

dêmico, principalmente, tecnológico, gera prejuízos imensuráveis para o de-

senvolvimento e crescimento econômico do país.

Como dito no final do capítulo anterior, os pesquisadores não têm

confiança em demonstrar suas pesquisas para escritórios de negócios, que

vão aprimorar e tornar comercial aquele novo produto ou processo inovador.

Apesar de os pesquisadores serem Mestres ou Doutores no ramo da

pesquisa científico-tecnológica, eles preferem fazer suas pesquisas para si e

não dão continuidade ao teste prático, pois, assim, evitam que a pesquisa

ganhe uma roupagem comercial.

Além disso, as agências de fomento ou demais órgãos estatais con-

tribuem para a falta de política de propriedade intelectual. O que causa

perplexidade, visto que são os maiores investidores de inovação no Brasil.

Também em pesquisa empírica na FAPERJ, verificou-se que nos con-

tratos celebrados para fomento de pesquisa, a cláusula que prevê o paga-

mento dos royalties não é exercida pelo órgão estatal, sob a justificativa de

que o Estado não pretende se envolver no resultado da pesquisa. O que foi

produzido pelo pesquisador é dele e de mais ninguém. Observe-se que o

financiamento foi público.

Acompanhando a não preocupação com a propriedade intelectual,

está o empresário do ramo tecnológico - aqui, para fins didáticos, falaremos

de empresas de tecnologia com produtos

web

, ou seja, produzidos e comer-

cializados na internet.

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http://www.nitrio.org.br/?pgn=Quem%20somos.

Acesso em: 20/02/2017.