

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 61-77, Setembro/Dezembro 2017
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entre os dois sistemas, num padrão complexo de conexões e
desconexões em diferentes contextos. Contudo, o que resulta
desta evolução é que
a cultura da sociedade em rede é lar-
gamente estruturada pela troca de mensagens no compó-
sito de hipertexto electrónico criado pelas redes, ligadas
tecnologicamente, de modos de comunicação diferentes.
Na sociedade em rede, a virtualidade é a refundação da
realidade através de novas formas de comunicação socia-
lizável.
(Grifou-se)
Sem encontrar empecilhos de ordem (i) geográfica, (ii) governamental
(em regra, pois em países com a República Popular da China assim não pode
ser dito), (iii) de idioma, (iv) religiosa ou (v) étnica, as redes sociais conectam
pessoas de todos os cantos do mundo, fazendo com que todos possam falar
(ou se preferirem, escrever) e ser ouvido (ou lido), sem necessidade de fazer
uso dos meios tradicionais de comunicação, como a grande
media
, escrita,
falada, televisiva etc. No mesmo sentido, CASTELLS
3
:
Além disso, a
comunicação em rede transcende fronteiras,
a sociedade em rede é global, é baseada em redes globais
.
Então, a sua lógica chega a países de
todo o planeta e di-
funde-se através do poder integrado nas redes globais de
capital, bens, serviços, comunicação, informação, ciência
e tecnologia
. Aquilo a que chamamos
globalização é outra
maneira de nos referirmos à sociedade em rede
, ainda que
de forma mais descritiva e menos analítica do que o conceito
de sociedade em rede implica. (Grifou-se)
Como mecanismos livres que são – mas não libertários como desta-
cou o autor ibérico, as redes sociais não estão imunes a usos incorretos e, por
que não, mesmo ilegais e desumanos.
Falar da
World Wide Web
também significa falar de práticas reprováveis.
Como nem só de boas notícias vivem as redes sociais, os núcleos
terroristas também descobriram que a liberdade de rede garante para eles ter-
reno fértil para não apenas sua divulgação em larga escala, mas também para
disseminação de suas ideias, aliciamento e até mesmo treinamento de novos
3 CASTELLS,
op. cit
., p. 18.