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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 61-77, Setembro/Dezembro 2017

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entre os dois sistemas, num padrão complexo de conexões e

desconexões em diferentes contextos. Contudo, o que resulta

desta evolução é que

a cultura da sociedade em rede é lar-

gamente estruturada pela troca de mensagens no compó-

sito de hipertexto electrónico criado pelas redes, ligadas

tecnologicamente, de modos de comunicação diferentes.

Na sociedade em rede, a virtualidade é a refundação da

realidade através de novas formas de comunicação socia-

lizável.

(Grifou-se)

Sem encontrar empecilhos de ordem (i) geográfica, (ii) governamental

(em regra, pois em países com a República Popular da China assim não pode

ser dito), (iii) de idioma, (iv) religiosa ou (v) étnica, as redes sociais conectam

pessoas de todos os cantos do mundo, fazendo com que todos possam falar

(ou se preferirem, escrever) e ser ouvido (ou lido), sem necessidade de fazer

uso dos meios tradicionais de comunicação, como a grande

media

, escrita,

falada, televisiva etc. No mesmo sentido, CASTELLS

3

:

Além disso, a

comunicação em rede transcende fronteiras,

a sociedade em rede é global, é baseada em redes globais

.

Então, a sua lógica chega a países de

todo o planeta e di-

funde-se através do poder integrado nas redes globais de

capital, bens, serviços, comunicação, informação, ciência

e tecnologia

. Aquilo a que chamamos

globalização é outra

maneira de nos referirmos à sociedade em rede

, ainda que

de forma mais descritiva e menos analítica do que o conceito

de sociedade em rede implica. (Grifou-se)

Como mecanismos livres que são – mas não libertários como desta-

cou o autor ibérico, as redes sociais não estão imunes a usos incorretos e, por

que não, mesmo ilegais e desumanos.

Falar da

World Wide Web

também significa falar de práticas reprováveis.

Como nem só de boas notícias vivem as redes sociais, os núcleos

terroristas também descobriram que a liberdade de rede garante para eles ter-

reno fértil para não apenas sua divulgação em larga escala, mas também para

disseminação de suas ideias, aliciamento e até mesmo treinamento de novos

3 CASTELLS,

op. cit

., p. 18.