Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Um novo tempo, um novo Direito”, diz ministro Fux durante aula magna na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Um auditório lotado e muitos olhares atentos. Foi assim a palestra realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux aos alunos da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), na manhã desta segunda-feira, dia 31. Com o tema “Análise Econômica do Novo Processo Civil Brasileiro”, Fux recepcionou os novos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado – 2º Semestre, com a realização de aula magna, que reuniu cerca de 500 espectadores, entre alunos da EMERJ, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça fluminense.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que apresentou o currrículo profissional do ministro e o considerou: “um exemplo de profissional que impulsiona o universo jurídico nacional por sua atuação, se estabelecendo como verdadeiro agente de mudança social e fundamental vetor da modernização em defesa dos direitos fundamentais e em fomento ao exercício democrático da cidadania”. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, também enalteceu o convidado: “profundo conhecedor da magistratura e brilhante na atuação acadêmica”.

Durante a palestra, o jurista contou acerca da experiência de presidir a Comissão que elaborou o novo CPC, em vigor desde 18 de março de 2016. Segundo ele, “estar de acordo com a evolução social” foi um dos princípios para a elaboração do novo Código. “Um novo tempo, um novo Direito”, disse ele, ao pontuar que o novo CPC buscou considerar também a análise econômica do Direito.

Para o alcance da premissa da análise econômica do Direito, Fux citou que o sistema processual deve atender à duração razoável do processo, preocupar-se em eliminar recursos infundáveis, basear-se na gestão processual e no fato de que as partes são sujeitos ativos, além de considerar a tutela de crédito e a força da jurisprudência.

O novo CPC, conforme ressaltou Fux, buscou, dentre outros objetivos, a razoável duração dos processos, a igualdade nas decisões em casos idênticos e a valorização da busca de soluções de conflitos por meio da mediação e da conciliação. “A conciliação é a melhor forma de solução dos litígios. Realizar um acordo bem feito leva à sensação de justiça e felicidade”.

Durante a palestra, o ministro pontuou malefícios gerados pela descrença na Justiça. “É preciso crer na Justiça pois a ausência de crença no Poder Judiciário gera efeitos sociais gravíssimos, como o sentimento de querer fazer Justiça pelas próprias mãos, ou seja, a autotutela, que é algo incompatível com o espírito civilizado que alcançamos na sociedade”.

A mesa de abertura da aula magna foi formada, ainda, pela 3ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, e pelos desembargadores Luiz Zveiter, Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Fernando Cerqueira Chagas e Mauro Dickstein.

31 de julho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ