Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso sobre Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais tem início na EMERJ



Teve início no último dia 17 de agosto, no auditório Antonio Carlos Amorim, o curso “Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especais”, coordenado pelo Juiz Paulo Roberto Jangutta. A primeira palestra foi sobre o tema “O julgamento em Turma recursal”, proferido pela desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira. Também fizeram parte da mesa a Diretora-Geral da EMERJ, desembargadora Leila Mariano e o Desembargador Antonio Saldanha Palheiro.

Ao abrir o evento, a Diretora-Geral destacou a importância do curso: “O dia de hoje é histórico, nós temos magistrados se capacitando para concorrer a um lugar nas Turmas Recursais. Realmente, é uma mudança de paradigma”.

Em seguida, o desembargador Antonio Saldanha justificou a criação do curso: “A nossa intenção é tentar padronizar o conceito de julgamento colegiado, para que falemos a mesma língua”

Logo no início de sua palestra, a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira destacou a importância de estar diante de uma platéia tão qualificada e traçou uma breve retrospectiva da historia dos juizados especiais. Em seguida, lembrou seu primeiro contato com os juizados, como advogada, e posteriormente como juíza, e contou sobre o seu aprendizado: “Quando o juizado era na Rua Dom Manuel, eu fui convidada para trabalhar lá. Foi ali que eu aprendi um sistema completamente diferente, tive contato com casos inusitados e foi um aprendizado enorme para mim.”

Na parte da tarde os alunos puderam ainda assistir à palestra sobre “Sistemas dos Juizados Especiais. Legislação Federal, Estadual, e Regras Administrativas do TJRJ. Turma Recursal Organização – Organização Cartorária e Gabinetes dos Juízos, com o juiz Paulo Roberto Jangutta.