Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Técnica de Constelação Familiar” é tema de evento no 3º Núcleo da EMERJ, em Nova Friburgo

clique nas imagens para ampliar

“O uso das constelações sistêmicas na solução dos conflitos judicializados permite que as partes tomem consciência da situação em que se encontram e passem a ver o conflito como uma possibilidade de crescimento pessoal, mudando os seus comportamentos e encontrando a paz necessária para a solução da demanda”, disse o juiz Yulli Roter Maia, ao ressaltar o objetivo da Técnica de Constelação Familiar. Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Yulli Roter Maia foi o palestrante do evento no Tribunal do Júri da Comarca de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, neste dia 10 de novembro.

A Técnica de Constelação Familiar é um método criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, em que se ouve as partes para coletar informações pessoais que possam identificar a origem dos conflitos. A intenção é buscar esclarecer para as partes o que há por trás do conflito que gerou o processo judicial. Em geral são questões de origem familiar como endividamento, violência doméstica, guarda de filhos, inventário, adoção e abandono. Um terapeuta especializado comanda a sessão de constelação.

A juíza Maria do Carmo Padilha explicou que o novo Código de Processo Civil (CPC) incluiu a solução consensual de conflitos, tornando a conciliação uma etapa obrigatória. “A Constelação Familiar é uma das técnicas que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesse do Poder Judiciário. Trazer esse tema para a EMERJ é importantíssimo, por difundir a dinâmica da Constelação Familiar, sendo mais um reforço nas tentativas de conciliação”, ressaltou a juíza.

A juíza Samara Freitas Cesario foi a debatedora do encontro.


10 de novembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.