EMERJ e ENFAM realizam seminário sobre Direitos Humanos

Magistrados e autoridades defensoras dos Direitos Humanos participaram, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, do seminário “A Proibição da Tortura e de Outras Formas de Maus-Tratos”, promovido pela Escola da Magistratura em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

A desembargadora Leila Mariano abriu o encontro relatando que: “A tortura nos choca profundamente. Por isso a necessidade do tema Direitos Humanos ser revisitado sempre, diariamente, para nunca ser esquecido”. E afirmou: “A EMERJ vem se dedicando muito à área dos Direitos Humanos possuindo Fórum Permanente para discussão de temas pertinentes, sob a direção do Des. Sérgio Verani.

Usou da palavra a advogada Margarida Pressburger, Membro do Subcomitê para Prevenção da Tortura da ONU que fez uma síntese da normatização quanto a proibição da tortura no Brasil e no direito internacional. E lembrou dos progressos mais recentes, como a criação de um protocolo opcional à Convenção de Tortura da ONU, além de diretrizes de órgãos internacionais que fornecem orientação minuciosa sobre como os Estados podem cumprir suas obrigações nessa área. Em seguida, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho, membro da Comissão que elabora o Novo Código Penal, falou sobre o papel dos juízes na proteção de presos e suspeitos contra a tortura e outras formas de tratamento desumano ou degradante, fornecendo orientações de como devem agir para prevenir que tais atos não voltem a ocorrer e para punir os responsáveis.

No segundo dia do encontro, o Dr. Henrique Guelber, Defensor Público, declarou que: “Uma das medidas mais eficazes de prevenção da tortura é garantir que toda pessoa privada de liberdade receba assistência e representação jurídica o quanto antes”. E concluiu: “Nos casos em que a colheita de depoimento é feita perante a autoridade policial, sem que um advogado ou Defensor Público esteja presente, há sério risco de que o depoimento tenha sido obtido por meio de tortura”. E o Dr. Wilson Tafner, Promotor da Justiça, afirmou: “A tortura é um crime hediondo no Brasil e há evidências de que ela ocorre de forma ampla e sistemática”.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.