Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Roma – Uma Visão Histórica e Jurídica” é tema de debate na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

No dia 07 de novembro, o Fórum Permanente de História do Direito realizou sua 10ª reunião, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “Roma – Uma Visão Histórica e Jurídica”, o evento foi apresentado e coordenado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Rio de Janeiro Carlos Gustavo Vianna Direito. Dividido em dois subtemas, o encontro contou com a professora doutora Cláudia Beltrão da Rosa, que falou sobre “A Família Romana: Apontamentos em Torno do Tema”, e com o professor doutor Edson Alvisi Neves, que abordou o tema “A Empresa no Mundo Financeiro Romano da Época Comercial (250 a.C. a 250 d.C).

A professora Cláudia Rosa destacou: “A notável permanência da unidade familiar romana através dos séculos não foi apenas uma questão ligada ao seu papel instrumental de promover a reprodução demográfica, o patrimônio familiar e a ordem social romana. Discursos e imagens diversas apresentavam a família como o local da proteção e do cuidado, e do afeto criado pela proximidade, pela vida em comum”. E prosseguiu: “Os escritores romanos, em geral, não se referiam à sua linhagem com o termo família, e sim, domus (casa). A associação da família com a propriedade pode ser notada pelo vocabulário, e família, muitas vezes, surge na lei como sinônimo de patrimônio – e patrimonium é um termo derivado de pater.”

Em seguida, o professor Edson Neves fez seu pronunciamento sobre a empresa no mundo financeiro romano da Época Comercial.

Ao fim do encontro, o juiz Carlos Gustavo Vianna Direito promoveu um debate entre os participantes da mesa.