Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Revista Magistratus é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) foi indicada em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2018, realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A EMERJ concorre ao prêmio nas categorias Mídia Impressa, com o projeto da Revista Magistratus; e na categoria Reportagem Escrita, com a matéria “Questões de Gênero”, divulgada na 3ª edição da Revista Magistratus.

A 16ª edição do prêmio contou com 286 projetos inscritos por diversas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro e reconhecerá dentre eles os melhores trabalhos, com premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar em 15 categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de junho, durante o XIV Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2018), em Cuiabá, Mato Grosso.

Comissão Julgadora e Finalistas

A Comissão Julgadora é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado, de diversas regiões do Brasil. Saiba quem são eles, no link:
http://fncj.org.br/2018/05/conheca-a-comissao-julgadora-do-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica/

Conheça todos os finalistas no link:
http://fncj.org.br/2018/06/anunciados-os-finalistas-do-16o-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica-confira/

Revista Magistratus

No ano de 2017, a EMERJ criou o seu próprio setor de comunicação, e um dos projetos inovadores foi a revista institucional da Escola, a Revista Magistratus, que reúne temas debatidos por ministros, magistrados, professores, outros operadores do Direito e demais especialistas no meio jurídico nacional e internacional, que participam de palestras e seminários promovidos pela Escola.

A Revista Magistratus busca ser um veículo de comunicação dinâmico e informal, com leitura simples e atrativa, com o objetivo de divulgar e inserir no seu contexto o debate de questões atuais que estão sob olhares constantes da comunidade jurídica e da sociedade.

Com um layout moderno, a Magistratus é dinâmica, versátil e ainda inédita, pois trata-se da primeira revista institucional de uma Escola de Magistratura estadual do país.

Completando um ano, a Magistratus já publicou quatro edições, com os temas: “A Formação Multidisciplinar do Juiz”; “Um novo Tempo, um novo Direito”, “Questões de Gênero” e “Ativismo Judicial”.

Acesse a versão digital da revista pelo link:
http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/magistratus/revista_magistratus.html

Reportagem “Questões de Gênero”

A EMERJ é finalista também na categoria reportagem escrita, com a matéria “Questões de Gênero”, capa da 3ª edição da Revista Magistratus.

A reportagem aborda o tema transexualidade e mostra como a questão está sendo analisada por operadores do Direito. A matéria conta com depoimentos de pessoas que vivenciaram as dificuldades no processo de transição e aceitação e se tornaram referência de luta em favor dos transexuais. Foram três os personagens trazidos pela reportagem: Tarso Brant, ator transgênero que participou da novela da TV Globo “A Força do Querer”; Maria Eduarda, a primeira advogada transgênera a obter a troca social do nome na carteira da OAB/RJ; e Jordhan Lessa, primeiro guarda municipal trans do Rio de Janeiro.

Opinam sobre o tema os ministros Luiz Fux e Carlos Ayres Britto, a advogada Maria Berenice Dias, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Andrea Pachá.

O leitor pode conferir também estatísticas sobre o assunto, que comprovam que o Brasil é o país que mais mata por homofobia.


12 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.