Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Assessora de Gestão Estratégica da EMERJ participa de reunião
com MPRJ sobre certificação de qualidade

clique na imagem para ampliar

O sistema de certificação de qualidade adotado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e pela Escola da Magistratura do Rio (EMERJ) está servindo de modelo e inspiração para o Ministério Público estadual (MPRJ).  Na última quarta-feira, dia 11, o promotor de Justiça Dimitrius Viveiros Gonçalves, secretário-geral do MPRJ, e Renato Cader, subsecretário-geral, estiveram no Centro Administrativo do TJRJ para uma reunião com a diretoria do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento (DEGEP) do Tribunal  para ouvir experiências ao longo do processo de preparação para a certificação. Na pauta, assuntos como: mapeamento e normatização de processos de trabalho, estabelecimento de objetivos a serem atingidos, com prazo e metas definidos, indicadores de desempenho, auditorias, capacitação e envolvimento de pessoas.

Convidada a participar da reunião, Paula Lage, representante da Escola da Magistratura do Estado do Rio (EMERJ) e auditora interna do Tribunal, contou toda a sua experiência durante os 13  anos de certificação da unidade. Ela destacou a importância da certificação em momentos de crise ou mudanças. “Um sistema de gestão eficaz implica conhecer a organização, modelar processos de trabalho, identificar problemas, conhecer sua capacidade operacional, obter dados objetivos para tomada de decisões e, por fim, gerir melhor os recursos disponíveis”, destacou.
O intercâmbio entre as duas instituições deve avançar com a realização de novos encontros.


Norma NBR ISO 9001

A certificação ISO 9001 é uma tendência mundial que ganha cada vez mais força no país. Trata-se de uma credencial que abre as portas para novos mercados, numa realidade de clientes exigentes, interessados em produtos ou serviços de qualidade. Segundo o Inmetro, atualmente há 13.349 empresas com a certificação ISO 9001 somente no Brasil. Em termos mundiais, há cerca de 1 milhão de empresas certificadas em mais de 170 países.
Em todo o país, a EMERJ é a única Escola da Magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.

16 de outubro de 2017
Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRJ