Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados do TJRJ concluem curso que trata da responsabilidade civil contemporânea

clique na imagem para ampliar

O curso “Responsabilidade Civil na Jurisprudência Contemporânea” teve sua última aula, nesta sexta-feira (13), ministrada pela desembargadora Patricia Ribeiro Serra Vieira, que também é coordenadora do curso. Os magistrados, durante 20 horas/aula, se requalificaram através de temas atualizados e casos concretos.

“É sempre uma experiência nova coordenar o curso, pois a cada turma, os debates sobre questões relevantes acerca do instituto da responsabilidade civil se renovam de forma mais intensa. E nessa turma, que trata da responsabilidade civil contemporânea, podemos abordar, sobretudo, o risco empresarial a partir dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social”, declarou a desembargadora.

Ao encerrar a última aula, Patricia Serra acredita que, após concluírem o curso, os magistrados seguirão mais motivados no estudo dinâmico do sistema de responsabilidade civil constitucional, a partir dos fenômenos da massificação social, da coletivização de direitos e da objetivação da responsabilidade.

Entre os temas abordados em aula, os juízes se aperfeiçoaram em “Teoria do Risco e a Responsabilidade Civil Objetiva Genérica”, “Responsabilidade civil nas relações de família na filiação”, “A responsabilidade civil nas relações de consumo” e “A responsabilidade civil constitucional”.

13 de julho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ