Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Recepção aos novos alunos da EMERJ


A Escola da Magistratura realizou, no último dia 26, o Módulo de Entrada do Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, primeiro semestre de 2012. O evento, realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, contou com a presença dos principais membros da Diretoria da Escola, dentre eles, a Des. Leila Mariano, Diretora-Geral da EMERJ, Rosângela P.N. Maldonado de Carvalho, Diretora-Geral de Ensino, e José Renato Teixeira Videira, Diretor do Departamento de Ensino.

No discurso que iniciou o Módulo, a Des. Leila Mariano deu as boas-vindas aos novos alunos: “Hoje vocês começam seu caminho como futuros magistrados, daí a importância de sua conduta na vida pessoal e pública.” Referindo-se ao método utilizado na EMERJ, a Diretora-Geral afirmou: “Nesse curso de pós-graduação lato sensu vocês vão rever com mais qualidade e profundidade o que viram na graduação. Mas não é só; através das matérias humanísticas vão enriquecer seu conhecimento e sensibilidade com as questões sociais que acorrem ao Judiciário. O curso refaz com qualidade o que vocês já fizeram. O nosso método é o socrático; não damos as respostas a priori; elas são construídas pelos alunos. Preocupamo-nos com as perguntas. Elaboramos o caderno de exercícios, mas quem dá as respostas são vocês. Isso é construção de conhecimento”. Além dessas afirmações, a Diretora-Geral da EMERJ alertou para o fato de que a formação acadêmica de cada um é feita pelos próprios alunos e ponderou que o curso é uma atividade de mão dupla: “Vocês podem colaborar, nós estamos esperando!”. E finalizou o discurso propondo aos alunos que sejam efetivamente vencedores no que o curso propõe.

A Diretora-Geral de Ensino Rosângela P. N. Maldonado de Carvalho recepcionou os alunos declarando que, neste primeiro semestre, as aulas serão ministradas nas dependências da ESAJ, estando prevista para o segundo semestre a inauguração da nova sede da EMERJ.

O Diretor José Renato Teixeira Videira divulgou as diretrizes da Escola e a metodologia de ensino a ser aplicada no semestre corrente e apresentou aos alunos o regimento do curso a fim de familiarizá-los com as normas do mesmo.