Professor Diogo Figueiredo Moreira Neto é homenageado com foto na Galeria de Professores Eméritos da EMERJ




Os novos juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados assistiram no último dia 1º de agosto, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, à conferência sobre “O Direto Administrativo no Século XXI - Um Instrumento da Democracia Substantiva”, ministrada pelo professor e Procurador aposentado Diogo Figueiredo Moreira Neto que, na ocasião, recebeu homenagem como Professor Emérito da Escola.

Ao abrir o encontro, a Desembargadora Leila Mariano destacou a importância do professor Diogo seguramente, um dos maiores pensadores do Direito Administrativo na formação de gerações de profissionais de direito.

Responsável por apresentar o professor, o Desembargador Jessé Torres lembrou o fato de ter sido aluno do Doutor Diogo Figueiredo que é autor de 20 livros publicados. O Desembargador destacou ainda: “Ele vê o Direito, especialmente o público, com a perspectiva de uma impregnação ética e de uma amoralidade que poucos veem”.

Ao iniciar sua palestra, o Doutor Diogo de Figueiredo Moreira Neto cumprimentou os Desembargadores, amigos e especialmente os novos Juízes e destacou a emoção por estar de volta ao prédio onde atuou como Procurador: “Este prédio, com estilo neoclássico agora reformado, é tão belo como deviam ser todas as Casas de Saber brasileiras, a exemplo das europeias.”

Com lágrimas nos olhos o professor lembrou o amigo Cláudio Vianna de Lima: “Gostaria de homenagear uma pessoa que não está presente, e a ela devemos a própria existência da EMERJ - o Desembargador Cláudio Vianna de Lima, meu estimado colega de magistério e depois, meu estagiário em Ciências Políticas na Escola Superior de Guerra. Nessa amizade tínhamos várias conversas em que cogitávamos vários assuntos, um era exatamente este: "Que bom se tivéssemos uma Escola para formar magistrados".

Ao final do encontro, a Desembargadora Leila Mariano anunciou a inauguração do retrato do professor Diogo na galeria dos Professores Eméritos da Escola, dizendo que: “a escolha dos professores eméritos é feita pelo Conselho Consultivo da Escola, dentre professores que por 20 anos se dedicaram à EMERJ e se destacaram na formação e aperfeiçoamento de magistrados”. E finalizou: “Se o Desembargador Cláudio Viana de Lima foi o pai da Escola da Magistratura, efetivamente quem a criou e por isso nós o homenageamos dando seu nome a este prédio, o professor Diogo foi seu padrinho, já que foi o inspirador da Lei que possibilitou a existência desta Escola.”

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.