Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O juiz, a internet e as fake news” foi tema da 33ª edição do Café com Conhecimento

clique na imagem para ampliar

O 33º Café com Conhecimento, promovido pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) e pela Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, no Salão dos Magistrados, nesta última quinta-feira (7), teve como convidado o desembargador do TJRJ Nagib Slaib Filho, presidente da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que expôs o tema “O juiz, a internet, e as fake news”.

Durante o encontro, o desembargador Nagib falou sobre a distinção entre as notícias reais e as fake news: “A verdade só se percebe em comparação com a mentira. Só se apura a mentira se for descoberta a verdade; sem comparação não há verdade ou mentira. O fato dever ser analisado para que ocorra a distinção”.

“Nesta Era Digital, as redes sociais e a mídia são os novos instrumentos de convencimento da pessoa e devem ser garantidas no seu relevante papel social. Não devem ser desprezadas ou perseguidas, mas reprimidas ou inibidas somente no que exorbitarem da conduta prevista em lei, se e quando escaparem da conduta honesta. A garantia de atuação das redes sociais é dever de toda a sociedade e da Justiça”, destacou o convidado.

Às vésperas das eleições de 2018, Nagibi Slaib Filho relatou que não importam os meios de convencimento do eleitor, sejam eles analógicos ou digitais, e declarou: “O voto é o resultado do que pensa o eleitor, e o seu pensamento é o que decorre da sua vivência e dos estímulos percebidos por seus sentidos. As pessoas de bem têm o dever de reprimir os abusos e as fraudes, e de garantir o direito à soberania popular de escolher quem quiser, ou até mesmo o de não escolher”.

08 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.