Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Moralidade na gestão é tema de palestra na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

“A questão da moralidade se tornou crucial em qualquer Estado Democrático de Direito, porque não é bandeira de luta de um partido, de um grupo, de um conjunto de interesses, mas é a base da sociabilidade”.A partir dessa declaração, o filósofo e professor da Universidade Federal Fluminense Gilvan Luiz Hansen iniciou a palestra “Moralidade na Gestão das Instituições Públicas e Privadas: O Desafio Brasileiro”. O evento foi aberto pelo desembargador Elmo Arueira, presidente do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que promoveu o evento.

O professor Gilvan Hansen citou a Constituição Federal para falar da importância da moralidade para os nossos gestores. “A nossa Constituição, não por acaso, prevê no artigo 37 o princípio da moralidade como base do gestor público, mas eu diria que esse princípio vai muito além da gestão pública. Está presente em todo aquele que se pretende cidadão brasileiro. Hoje é crucial que os nossos gestores, sejam de empresas estatais ou privadas, percebam a importância de uma ação que sirva de exemplo aos seus comandados, para que nós tenhamos probidade, justiça e a reversão desse quadro da violação da sociabilidade que nós vivemos hoje no Brasil,” ressaltou o professor.

Participaram do encontro os desembargadores Áurea Pimentel Pereira, Sérvio Túlio Santos Vieira e Eduardo Gusmão Alves de Brito, membros do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da EMERJ.


30 de agosto de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ