Ministros do STF encerram II Seminário Internacional de Ciências Criminais na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O II Seminário Internacional de Ciências Criminais do Rio de Janeiro foi encerrado, no dia 18 de outubro, com a palestra “O Garantismo na Jurisdição Constitucional Brasileira”, proferida pelos ministros do STF, José Antonio Dias Toffoli e Enrique Ricardo Lewandowski, e pelo defensor público Pedro Paulo Carriello. O último painel do seminário foi presidido pelo desembargador Eduardo Mayr, do TJRJ.

Primeiro palestrante da mesa, o Ministro José Antonio Dias Toffoli destacou: “Se a Constituição menciona que a Lei regulará a individualização da pena, é natural que ela exista. Nos mesmos moldes, os critérios para a fixação do regime prisional inicial devem se harmonizar com as garantias constitucionais, sendo necessário exigir sempre a fundamentação do regime imposto, ainda que se trate de crime hediondo ou equiparado”.

Em seguida, o defensor público, Pedro Paulo Carriello, enfatizou a influência da obra do professor Luigi Ferrajoli na Constituição de 1988: “A teoria do professor ganhou força junto à Constituição brasileira de 1988, em que o homem não é simplesmente bom ou mal, é um homem portador de direitos, destinatário de direitos e que precisa de autodeterminação para fazer sua história e construir a história da nação”.

Último palestrante do Seminário, o ministro Enrique Ricardo Lewandowski enfatizou a importância do Garantismo Penal: “O Garantismo, na verdade, não é uma teoria ou uma doutrina, é um modo de ver o direito penal, um modo de visualizar a percepção penal do Estado e que vem desde o século XVIII”.

Ao encerrar o evento, o desembargador Sérgio Verani citou o Ministro Ricardo Lewandowski e enfatizou a luta pela ruptura com o passado autoritário: “O Ministro Lewandowski lembrou que a Constituição de 1988 fez uma ruptura com o passado autoritário, mesmo comemorando-se os 25 anos da Constituição, lamentavelmente não estamos muitos felizes, pois a ruptura com o passado autoritário é uma luta permanente. Ainda estamos e vamos continuar lutando por muito tempo com o passado autoritário”.

O professor Luigi Ferrajoli, ao encerrar o seminário agradeceu a homenagem recebida e classificou como extraordinário o II Seminário Internacional de Ciências Criminais do Rio de Janeiro.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS